É precisamente no dia em que se celebram os 7 anos do laboratório de inovação do Grupo Altice, que a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa anuncia a realização do primeiro piloto de Ensino Pré-graduado com recurso a realidade virtual para os seus estudantes. Esta é uma iniciativa pedagógica que pretende revolucionar a forma como os futuros médicos aprendem e desenvolvem as suas capacidades técnicas, através de experiências imersivas e interativas. É o chamado metaverso aplicado ao ensino médico. A integração da realidade virtual na educação médica tem o franco potencial de diminuir a distância entre o conhecimento teórico e as aplicações práticas desse mesmo conhecimento. A oportunidade da formação médica pré-graduada, através de plataformas de realidade virtual, oferece um ambiente imersivo realístico com o ganho inexorável da experiência prática num ambiente completamente sem risco para o doente. Desta forma os alunos conseguem uma capacitação de conhecimentos teórico-práticos que os tornam mais aptos para o treino com o doente real.
A simulação através de realidade virtual tem demonstrado uma pedagogia efetiva nos objetivos a que se propõe.
Dados recentes demonstram que a simulação por realidade virtual no ensino médico aumenta retenção do conhecimento, a razoabilidade clínica e a satisfação do aluno durante o processo de aprendizagem.
Este primeiro piloto foi possível através de um patrocínio filantrópico da Altice LABS com 8 óculos Quest 2 e o respetivo software da empresa The Glimpse Group, cujo equipa de desenvolvimento técnico é liderada pelo português Vasco Torres.
Parabéns Altice, a Faculdade celebra assim com a vossa marca este impulso para o futuro!
https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/ultrabroadband-5g-em-redes-privadas-e-realidade-virtual-na-medicina-5-projetos-de-inovacao-mostram-futuro-na-altice-labs#&gid=1&pid=29