Professor Ivo Furtado homenageado pela SPEMD
Share

Nos próximos dias, 18 e 19 de Outubro de 2019, terá lugar no Seminário de Vilar, na cidade do  Porto, o Congresso do Centenário da mais antiga de entre as Sociedades Científicas de Especialidades Médicas em Portugal: A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD).

Para comemorar a efeméride dos seus 100 anos de existência e relembrar as acções marcantes do seu contributo à Sociedade, tanto a nível Nacional, como Internacional, a SPEMD resolveu realizar uma sessão comemorativa de homenagem a personalidades que se distinguiram ao longo dos anos ao serviço da Instituição, por relevantes serviços prestados, em que se inclui o Professor Doutor Ivo Álvares Furtado, professor catedrático de Medicina da Faculdade de Ciências da Vida, da Universidade da Madeira. Haverá uma conferência ministrada pelo Professor Doutor António de Vasconcelos Tavares, antigo Presidente da SPEMD, que terá a palavra em nome dos homenageados.

O Professor Doutor Ivo Álvares Furtado, de 67 anos, é natural de Goa, médico licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1975), tendo uma longa carreira partilhada pelas actividades hospitalar no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa - Norte (1976 – 2019) e o Ensino de Anatomia no Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde desempenha actualmente funções como professor convidado. Obteve o Grau de Especialista em Estomatologia com distinção em 1985 e o Grau de Chefe de Serviço de Estomatologia em 1992, tendo fundado em 1986 a Consulta de Estomatologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria, onde até recentemente (2019), desempenhou funções de Coordenação da Unidade de Estomatologia Pediátrica. Tendo sido Assistente do Instituto Superior de Ciências Biomédicas de Lisboa (actual Faculdade de Ciências Médicas), entre 1976 e 1978, pertenceu ao grupo de docentes fundadores do actual Instituto Universitário Egas Moniz (Almada). Doutorou-se em Medicina , na Especialidade de Anatomia com Distinção e Louvor em 2008 e prestou com êxito as provas de Agregação na mesma Especialidade (Anatomia), em 2015, também na Faculdade de Medicina de Lisboa. Teve durante o seu percurso uma vida Associativa intensa, que mantém, tendo feito parte dos Corpos Directivos da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (1983 – 1992, com o desempenho das Funções de Vogal, Secretário; Vice-Presidente e Director da Revista Portuguesa de Estomatologia, Cirurgia Maxilo-Facial e Medicina Dentária); Colégio da Especialidade de Estomatologia (2001 – 2007 , com o desempenho da função de Coordenador da Secção Regional do Sul do Colégio de Estomatologia e Representante dos Estomatologistas Portugueses na União Europeia dos Médicos Especialistas - UEMS) e actualmente (2007 -  ) na Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP/AAP), onde após desempenho das funções de Secretário, Vice-Presidente e Director da Revista Archives of Anatomy, é o actual Presidente para o biénio de 2018/2020.

Membro de várias Sociedades Científicas Médicas Nacionais e Internacionais, foi em 2019 eleito Counsellor da European Association of Clinical Anatomy (EACA) e no mesmo ano (2019) foi nomeado delegado (1 de 2) representante dos Anatomistas Portugueses na International Federation of Associations of Anatomists (IFAA). É prelector regular em foros de âmbito internacional e autor de vários capítulos de livros Médicos possuindo no seu currículo um amplo número de artigos científicos publicados em Revistas Médicas Nacionais e Internacionais indexadas e com elevado factor de impacto. É também Árbitro de múltiplas Revistas Científicas no âmbito da sua Especialidade e interveniente activo a convite, para integração de Comissões Científicas de júris e atribuição de prémios de ciência, moderação de mesas, conferências, entre outras.

Em 2019 aceitou o novo desafio do provimento do lugar de professor catedrático de Anatomia do Ciclo Básico de Medicina da Universidade da Madeira, tendo efectuado o provimento em 12 de Abril, e promovendo uma orgulhosa acção de criação de uma estrutura baseada na inovação de um Ensino Médico de Vanguarda, numa jovem Universidade que se afirma e na qual apostou e procura  ampliar parcerias e rasgar horizontes rumo à Modernidade.