Prémio de Jornalismo em Saúde coloca a Faculdade de Medicina no centro da reportagem

A reportagem “Falta de médicos no SNS”, de Ana Luísa Galvão, foi galardoada pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e pelo Clube de Jornalistas como um dos melhores trabalhos jornalísticos na área da Saúde.

Emitida na SIC, a 11 de janeiro de 2023, no programa “Essencial”, de Conceição Lino, a reportagem coloca algumas reflexões sobre o futuro do SNS e explica a evolução do ensino médico, atualizando dados essenciais que justificam a ausência de médicos num determinado período de tempo e cujos reflexos são visíveis atualmente.

rapaz de óculos
Francisco Freire

Rapariga de cabelo apanhado
Joana Coutinho

Rapariga de cabelo apanhado
Maria Pelarigo

rapaz de camisa branca
Gonçalo da Silva

Numa sequência de vários dias de gravação no Campus de Medicina, a jornalista questionou que estímulos prendem alunos e médicos à Instituição, dando conta que os 25 anos em que se formaram escassos médicos (de 1986 a 2001), podem ter contribuído consideravelmente para a falta de quadros na Saúde nacional, quadro que deixaria de se agravar a partir de 2002 com um acréscimo de entradas anuais de  1400 a 1500 alunos.

apresentadora de tv

Sobre os anos que se exigem para uma formação médica, com ensino comum e a especialidade, ou as iniciativas e motivações para captar e reter mais internos e médicos; sobre as horas pagas no privado por contraposição ao público, são apenas algumas das questões abordadas.

Será a permanência no público apenas uma questão de missão? E que compensações emocionais e mais adequadas pode o Estado dar para segurar as suas equipas?  Que outras forças se acenam no privado e que são mais sedutoras que no público?

médico de óculos

professora a falar

mãe com bebé ao colo

médico de braço esticado a falar

Que futuro se prevê no SNS, olhando para ele assim como o conhecemos, é a dúvida que permanece, numa grande reportagem que foi ouvir estudantes e docentes da Faculdade de Medicina.

O Prémio será entregue amanhã, dia 26, no Clube dos Jornalistas.

À SIC e à jornalista Ana Luisa Galvão os nossos mais reconhecidos parabéns.