Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde Inverno 2022-2023

fachada do HSM e FMUL

Foi anunciado esta semana o plano estratégico para fazer face ao inverno, preservando as urgências hospitalares, mas permitindo aos utentes encontrarem respostas no SNS. Para já, são 36 centros de saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo a funcionarem com horários alargados e atendimentos suplementares. Esta informação está no site do SNS e vai ser atualizada diariamente, “para que as pessoas possam acorrer aos locais que estão abertos”, disse a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares durante a apresentação do plano, no Instituto Dr. Ricardo Jorge. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, acredita que “é um plano robusto que nos vai ajudar a viver o inverno”, mas ainda assim reconhece que não será um inverno “isento de dificuldades.”

Este plano tem quatro eixos de intervenção: A vigilância epidemiológica de infeções respiratórias e a monitorização do sistema de saúde; medidas de prevenção e contenção; prestação de cuidados de saúde; comunicação e envolvimento da comunidade. É uma megaoperação que visa a interação entre vários agentes da saúde para que os serviços sejam mais funcionais e as respostas eficientes e de acordo com as necessidades.

Entre as novidades apresentadas está ainda a criação de uma Equipa de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde, que funcionará em permanência no edifício do Ministério e que contará com a colaboração de todos os intervenientes da Saúde.

A equipa, que será coordenada por Pedro Sá Moreira, vai analisar um conjunto de dados atualizados todos os dias - afluência às urgências dos hospitais, consultas nos cuidados primários, chamadas para a linha SNS24 e para o INEM, bem como as vagas em unidades de cuidados continuados - para diariamente decidir sobre ações a tomar.

O plano estratégico do Ministério da Saúde para o Inverno 2022/2023, apresentado pela secretária de Estado para a Promoção da Saúde, Margarida Tavares, tem como objetivo principal "proteger a saúde de todos", diminuindo a ocorrência de infeções respiratórias, a necessidade de recurso aos cuidados de saúde, o impacto na produtividade do SNS, as hospitalizações e as mortes.

A propósito das medidas apresentadas, Manuel Pizarro acrescentou, “são todas importantes, mas se tivesse que escolher uma, escolheria a vacinação porque é a que faz mais diferença na vida das pessoas”.

Aproveitou ainda para dizer que a modalidade "casa aberta" para a vacina da covid-19 (reforço sazonal) e da gripe, na faixa dos 65 anos, já está a funcionar desde quarta-feira.

Na apresentação do Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023 estiveram presentes também o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.