Open Day | Centro de Simulação da FMUL

Aconteceu hoje no Edifício Reynaldo dos Santos o Open Day do Centro de Simulação.

O Centro de Simulação em conjunto com o Ensino Virtual e o Centro de Cirurgia Experimental, constituem o Centro de Tecnologia Médica Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). No Centro de Simulação estão ainda acessíveis um posto de realidade aumentada e de realidade virtual.

homem de bata fala para plateia
Prof. Fausto Pinto

homeme de fato fala para plateia
Prof. Diogo Ayres de Campos

A sessão inaugural esteve a cargo do Prof. Fausto J. Pinto que caraterizou o dia de hoje como “um dia especial”. Este é um dos “centros melhor equipados” e que terá um grande impacto na aprendizagem dos nossos estudantes. A simulação constitui uma área estratégica na Medicina. Fausto J. Pinto assumiu-se como defensor da parceria entre a academia com o tecido empresarial, “devemos ter uma posição anti estagnação”, mencionou. Finalizou o seu discurso agradecendo a todos os envolvidos na criação deste Centro, assumindo que é sempre “mais fácil gerir uma instituição quando há pessoas tão empenhadas no terreno”.

De seguida teve a palavra o Prof. Diogo Ayres de Campos, Diretor do Centro de Tecnologia Médica Avançada que apresentou aos presentes “O Potencial do ensino, desenvolvimento e investigação com tecnologias médicas avançadas”. Segundo Diogo Ayres de Campos, o ensino da Medicina baseou-se, durante anos, na transmissão de conhecimentos. No entanto, outras são as competências igualmente importantes e que se complementam, como a comunicação, technical skills ou a observação. Para o Professor a simulação médica precisa do treino de gestos, do treino da comunicação e da própria dinâmica de equipa, dando como exemplo o caso de Lucina, o modelo High Fidelity Mannequins, de Obstetricia, um simulador de gestos.

homeme de bata branca fala para plateia
Prof. Lucindo Ormonde

homem de bata branca fala para plateia
Prof. Rui Tato Marinho

O Prof. Lucindo Ormonde, Coordenador do Centro de Simulação, referiu que este é um “centro multidisciplinar avançado de ciência e tecnologia”, mencionando que têm à disposição “uma quantidade de simuladores que não se encontra em Portugal”.

Responsável pela Coordenação do Ensino Virtual, o Prof. Rui Tato Marinho apresentou o conceito do Ensino médico envolvendo tecnologias interativas, tendo sublinhado que o “ensino cientifico do raciocínio clínico é o que nos diferencia”.

homem fala para plateia
Prof. João Coutinho

A apresentação da Cirurgia Experimental esteve a cargo do Professor João Coutinho que acabou por fazer a retrospetiva resumida de tudo o que tinha sido referido. Por ser um Open Day, o público, composto dos estudantes, parceiros, médicos e investigadores, acabou por poder visitar todo o Centro de Simulação, assim como experimentar os modelos disponíveis.  Momento que foi devidamente monitorizado pelos médicos e Professores que iam explicando as funcionalidades dos simuladores.

Os desenvolvimentos deste Open Day constarão da próxima edição da newsletter.

3 mulheres de bata em frente a um monitor
Sectra - Anatomia
homem de fato cirúrgico a manusear instrumentos de laparóscopia
LapVR - Cirurgia Laparoscópica