O programa de estudos é composto por um ano curricular, interdisciplinar e translacional que inclui: Biologia molecular e expressão génica, Introdução à Investigação, Bioestatistica, Ética e Integridade Científica, Bioinformática, Epidemiologia, Biologia do Desenvolvimento, Susceptibilidade Genética no Cancro, Vias de transdução de sinal, Diagnóstico em Cancro: correspondências entre dados clínicos e dados moleculares, Oncobiologia, descoberta e desenvolvimento de novas drogas em oncologia, oncoimunologia, Ensaios clínicos, Farmacoeconomia no tratamento de Cancro, Radiobiologia, Princípios cirúrgicos em Cancro, Terapêutica em Cancro: directrizes nas doenças principais e o tratamento multidisciplinar, Rotações laboratoriais, Discussão de artigos, Seminários em oncologia.
O curso destina-se a cientistas, médicos e outros profissionais de saúde ou áreas afins que querem iniciar investigação em oncologia. Vai proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar da oncologia, focando-se nos aspetos moleculares e celulares que operam no cancro, e o seu impacto na prática clínica – quer para diagnóstico quer na terapia. O objetivo é promover atitudes de investigação, formando novas gerações de cientistas e médicos para a investigação em cancro.
- Analisar e resolver problemas utilizando uma abordagem multidisciplinar;
- Integrar e avaliar informação;
- Formular hipóteses, recolher dados apropriados para testá-la, e analisar os dados de forma adequada;
- Desenvolver capacidades de comunicação: preparar e fazer apresentações, escrever para públicos científicos, preparar uma proposta para financiamento;
- Condução eficaz pesquisas de literatura científica.
Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Medicina, Biologia, Farmácia, Bioquímica e afins.
O curso funcionará com o número máximo de 10 inscrições.
A propina poderá ser paga, na sua totalidade ou em prestações, de acordo com os prazos e valores indicados na deliberação de propinas para o ano letivo 2020/2021.