Nutrição Clínica

O Curso de Mestrado em Nutrição Clínica adota uma metodologia de ensino por problemas, com uma abordagem essencialmente prática, direcionada para o doente institucionalizado, para o doente em ambulatório, e ainda para o indivíduo saudável.

O corpo docente integra Centros de Investigação/Centros de Referência e Prestação de Cuidados relacionados com diferentes patologias e encontra-se envolvido em Investigação Clínica e/ou Básica. Esta integração proporciona aos mestrandos oportunidades de contacto com a investigação diretamente relacionada com a prática clínica. O Curso tem uma ligação estreita com o Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina, entidade de reconhecido mérito na investigação médica em Portugal.

Pretende-se que os mestrandos desenvolvam competências nas áreas da prevenção e tratamento de problemas nutricionais inerentes à população em geral e ao individuo doente, nomeadamente institucionalizado.

 

Objetivos
  • Desenvolver, aprofundar e aplicar conhecimentos de nutrição humana no indivíduo saudável e com patologia;
  • Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica como tratamento em diferentes patologias;
  • Orientar, aconselhar, programar, implementar, monitorizar e avaliar o suporte nutricional em meio hospitalar e ambulatório.
Aquisição de Competências

Pretende-se que os mestrandos adquiram competências na área da nutrição relacionada com a clínica, mas também competências em áreas muito estreitamente relacionadas como sejam as da saúde pública e nutrição, segurança alimentar, psicologia relacionada com a nutrição, assim como a aquisição de competências nas áreas da estatística e investigação, tecnologias de informação e comunicação.

As competências específicas a serem adquiridas pelos estudantes encontram-se descritas em detalhe em cada unidade curricular.

Saídas Profissionais

Este mestrado proporciona oportunidades de carreira através de uma especialização em Nutrição Clínica a profissionais das diversas áreas da Saúde, complementando percursos de formação inicial de licenciatura/mestrado integrado.

Destinatários e Vagas

O Mestrado em Nutrição Clínica destina-se a profissionais que tenham obtido uma Licenciatura/Mestrado integrado na área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição Clínica.

O curso funcionará com o número mínimo de 10 e o máximo de 25 inscrições.

Comissão Científica

Prof.ª Doutora Helena Cortez Pinto, FMUL (Diretora)
Prof.ª Doutora Catarina Sousa Guerreiro, FMUL
Prof. Dr. Lino Mendes, (ESTeSL-IPL)
Prof.ª Doutora Marisa Cebola, ESTeSL-IPL
Prof.ª Doutora Joana Sousa, FMUL