Novas Diretrizes com Plano de Levantamento
Capa Plano

A Toda a Comunidade Académica,

O Plano de Levantamento Progressivo das Medidas de Mitigação à COVID19, que aqui se apresenta, procura ir ao encontro das questões que, naturalmente, se vão colocar a todos os que circulam no espaço da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Já se tornou uma redundância dizer que vivemos tempos sem precedentes e que a situação pandémica que ainda vivemos veio mudar de forma muito significativa as nossas vidas. Isso é verdade, mas o que distingue instituições como a FMUL é a sua capacidade de, perante a adversidade, saber encontrar as formas mais adequadas de minimizar o potencial impacto daí resultante. E é isso que temos feito desde há mais de um ano, quando fomos confrontados com esta pandemia. Neste documento encontrará a resposta a muitas questões que porventura possa ter sobre a forma como iremos funcionar nos tempos mais próximos. Importa reiterar que muitas das restrições ainda impostas resultam, pura e simplesmente, do facto de estarmos ainda a viver uma situação pandémica não resolvida, para a qual se exige uma atitude pragmática, baseada naquilo que é o conhecimento atual e também usando uma boa dose de bom senso, essencial em particular em situações como a que ainda vivemos.

Quero agradecer o empenho de todos, de docentes, a funcionários e alunos, que, em conjunto, têm sabido estar à altura da situação e adotar a postura mais apropriada. Uma palavra muito especial para a Dra. Isabel Aguiar e toda a equipa FMUL que tem sido incansável no dia a dia, bem como para a AEFML e, no fundo, todos os que têm feito parte da solução, mesmo nos momentos em que é difícil vislumbrar a mesma.

Estou certo que não faltará muito para ultrapassarmos esta situação, mas ainda não estamos lá e, por isso, é fundamental que TODOS colaborem no cumprimento das regras, a fim de podermos continuar a ser exemplares ao exibir um comportamento à altura do que se espera dum membro da comunidade FMUL.

Continuaremos totalmente disponíveis para receber todas as sugestões que entendam nos enviar, pois esta é uma batalha em que estamos todos do mesmo lado e em que só a conseguiremos ganhar se formos capazes de manter a disciplina que se exige em situações como as que vivemos.

Espero que muito em breve possamos voltar a usufruir de tudo o que a FMUL tem para oferecer no seu espaço, mas, por agora, é tempo de TODOS cuidarmos de TODOS, para o bem de TODOS.

Saudações académicas.

Fausto J. Pinto