O Nutri Open Day é o dia em que a FMUL abre as suas portas aos estudantes do ensino secundário apaixonados por Nutrição e Alimentação. Esta iniciativa proporciona aos participantes uma oportunidade única para explorarem o universo da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) e vestirem, por um dia, a «bata» de um nutricionista.
Marcado por talks inspiradoras, um riquíssimo healthy break proporcionado pelos nossos parceiros e duas insubstituíveis visitas guiadas às instalações da FMUL e do Hospital de Santa Maria, o Nutri Open Day é a janela para o futuro da Nutrição em Portugal. A dinâmica de Look & Feel aproxima os estudantes da modernidade dos espaços, que, munidos de tecnologia de ponta e equipamentos altamente especializados, suportam o ensino e a investigação na nossa Faculdade. O dia termina num desses espaços – o Laboratório Técnico-Alimentar (LTA) –, onde os participantes são convidados a confecionar o próprio almoço e a desfrutar de um agradável momento de convívio à mesa.
Este ano, o Nutri Open Day decorreu a 17 de abril e teve lotação esgotada – motivo de enorme orgulho e satisfação para quem, durante largas semanas, planeou cada momento ao detalhe. Afinal, foi neste dia que alguns dos futuros estudantes da LCN se deram a conhecer. E foi também neste dia que pudemos, finalmente, desvendar-lhes parte do que os espera, caso escolham a FMUL. Assim, é seguro dizer que a edição de 2024 do Nutri Open Day se revestiu de especial importância, pois antecipou a entrada em vigor do novo plano de estudos da LCN.
Depois de cinco anos em pleno funcionamento, teve recentemente lugar a primeira revisão do plano de estudos da LCN. Esta revisão permitiu realinhar os conteúdos programáticos e os objetivos pedagógicos do curso com as atuais exigências do mercado de trabalho. Mantendo a sua génese multiorgânica e transdisciplinar original, o novo plano de estudos incorpora alterações que merecem a atenção dos futuros estudantes, especialmente daqueles que farão o seu ingresso no ano letivo 2024/2025.
Em primeiro lugar, o conjunto de disciplinas na área científica de Ciências da Nutrição é agora maior logo a partir do primeiro ano, destacando-se a introdução de unidades curriculares como Nutrição na Prática Profissional, Composição dos Alimentos, Alimentação Coletiva Aplicada e Análises Bromatológicas nos semestres iniciais do curso. Esta aposta mantém-se consistente ao longo do programa, contribuindo para a formação de nutricionistas com uma visão multicêntrica da sua atuação profissional, tecnicamente competentes em domínios tão heterogéneos – porém sobreponíveis – como Epidemiologia Nutricional, Nutrição Materno-Infantil, Marketing Alimentar e Nutricional, Patologia e Nutrição Clínica, Segurança Alimentar, Política Nutricional, Investigação, Sustentabilidade Alimentar, Nutrição no Desporto, entre outros.
Evidencie-se, também, o investimento reforçado em áreas transversais do conhecimento enquanto parte do núcleo curricular obrigatório da LCN, como bem exemplificam as novas unidades curriculares de Gestão e Empreendedorismo em Nutrição e Comunicação e Tecnologias em Nutrição. Numa era em que o espaço digital se constitui como uma das principais alavancas para a criação de valor com verdadeiro impacto na comunidade, o potencial pedagógico destas disciplinas é inestimável, distinguindo-se no novo plano de estudos pela sua enorme aplicabilidade no exercício moderno das Ciências da Nutrição.
Por fim, uma menção ainda para o Estágio em Ciências da Nutrição (30 ECTS), que vai continuar a marcar o último semestre do curso, sendo, a partir de agora, precedido por três novas disciplinas eminentemente práticas: Prática Tutorial, Projeto de Investigação e Nutrição Personalizada. Ao alargar o tempo de contacto com a realidade da profissão no terreno, esta complementaridade assegurará a melhor preparação de cada estudante para o seu estágio curricular e para o mercado de trabalho, independentemente da(s) área(s) onde decida exercer profissionalmente.
Rodrigo Bernardo e Marta Lopes