Recorda-se do TASTY? É com grande entusiasmo que partilhamos as últimas novidades sobre este nosso projeto!
Apresentámos-lhe este estudo, intitulado de “TASTY - The TriAd of Nutrition, InteStinal Microbiota, and RheumaToid Arthritis - An Exploratory Pilot StudY”, pela primeira vez há um ano atrás na Newstrition nº6 e já tanto aconteceu desde então! O TASTY encontra-se a decorrer em pleno no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, no seio de uma produtiva e enriquecedora colaboração entre o Serviço de Reumatologia deste hospital e o Laboratório de Nutrição FMUL, liderados pelo Professor Doutor João Eurico da Fonseca e pela Professora Doutora Catarina Sousa Guerreiro, respetivamente. Há 1 ano já expusemos a racional e os objetivos deste estudo, que conta com financiamento nacional e internacional, e reúne nutricionistas, reumatologistas, imunologistas e biólogos que tentam compreender qual o efeito da dieta na microbiota e função intestinal e, consequentemente, na atividade da Artrite Reumatóide (AR).
Chegou o momento de partilhar a evolução de todas estas ideias no terreno.
O TASTY já conta com a participação entusiasta de 12 doentes que, de forma aleatória, foram alocados ao grupo de controlo ou ao grupo de intervenção. Os doentes que constituem o grupo de intervenção são convidados a seguir um padrão alimentar tipicamente mediterrânico enriquecido em alimentos fermentados, durante 12 semanas, sob acompanhamento por nutricionistas. A intervenção nutricional que implementamos no TASTY vai muito além da entrega de um plano alimentar. Passa também por promover a literacia nesta área e capacitar os doentes para melhores escolhas alimentares e melhores técnicas culinárias. Contamos com a ajuda de vários parceiros para pôr em prática este plano ambicioso, nomeadamente o Pingo Doce, que entrega aos doentes semanalmente cabazes de alimentos selecionados por nós, com a Sovena, que oferece azeite virgem extra Oliveira da Serra (não pode faltar na Dieta Mediterrânica!), com a Nestlé, que oferece os leites fermentados Kefir, e com diversas empresas da indústria das conservas (Bom Petisco, Minerva, Esip e a Cofisa) que oferecem conservas de peixe gordo (sardinha e cavala em azeite virgem extra ou em tomate). Em suma e de forma prática, os doentes que se aventuram pela intervenção alimentar do TASTY não recebem apenas um plano, mas também os alimentos, livros de receitas, material educativo, participação em workshops e contam com o acompanhamento próximo de nutricionistas, de forma a orientar e esclarecer todas as suas dúvidas e promover uma ótima adesão ao plano proposto.
No que diz respeito aos resultados, é crucial ressaltar que, neste momento, estamos na fase inicial deste estudo e, portanto, conclusões preliminares ainda não podem ser tiradas. O recrutamento de novos participantes continua a ser uma prioridade diária, impulsionado o avanço deste estudo fascinante. O feedback dos participantes tem sido positivo e é com grande satisfação que testemunhamos os “avanços deste estudo no terreno” e o interesse e compromisso destes doentes em contribuir para o aumento do conhecimento sobre a Nutrição na AR. Se tem ou conhece alguém com AR que possa estar interessado em contribuir para este estudo pioneiro, contacte-nos! Até breve!
Sofia Charneca e Ana Hernando
![Share](https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/media-icons/share.png)