Os primeiros 1000 dias de vida correspondem ao período compreendido entre a gravidez e os dois primeiros anos de vida criança. São uma fase do ciclo de vida da mulher e da criança da máxima relevância, na medida em que determinam a saúde e o risco de doença na idade adulta, nomeadamente das doenças crónicas não transmissíveis (DCNTs). As DCNTs são a principal causa de morbilidade e mortalidade, e estima-se que 80% destas doenças possam ser prevenidas pela modificação do estilo de vida. A evidência demonstra ainda que quanto mais precoce for a intervenção no estilo de vida, menor será o risco de desenvolver estas doenças na idade adulta.
Neste sentido, nos dias 14 e 15 de Setembro de 2023, o Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida, organizou a primeira edição do Curso Estilo de Vida Saudável nos Primeiros 1000 Dias de Vida. Este curso contou com mais de 125 participantes das mais diversas áreas da saúde, nomeadamente médicos de medicina geral e familiar, pediatras, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fisiologistas do exercício, professores e estudantes de cursos na área da saúde.
Este curso teve como principais objetivos 1) Formar os participantes com base na mais recente evidência científica sobre as melhores práticas para a promoção de um estilo de vida saudável nos primeiros 1000 dias de vida; 2) Discutir hot-topics ajustados a cada fase dos primeiros 1000 dias de vida; e, 3) Desenvolver competências de boas práticas em mindfulness, alimentação e nutrição, sono e promoção da atividade física adaptada a cada fase dos 1000 dias.
O primeiro dia do curso foi dedicado à discussão de hot-topics. No que respeita à gravidez, foi apresentada a evidência sobre a suplementação na grávida; foram abordados os riscos do tabagismo quer para a mãe, quer para o feto; e por fim, foram clarificadas as recomendações sobre a prática de atividade física na grávida e na puérpera. Na segunda sessão, foram desmistificados os principais mitos associados à amamentação e à alimentação da lactante. Relativamente ao primeiro ano de vida, falou-se sobre a diversificação alimentar no lactente vegetariano; a evidência que existe relativamente ao Baby Led Weaning; e as estratégias necessárias para implementar hábitos de sono saudáveis no bebé. A última sessão foi dedicada às crianças dos 12 aos 24 meses de idade, na qual se abordou a importância da promoção de uma alimentação saudável e sustentável, bem como de um estilo de vida ativo para a vida. Houve ainda espaço para pausas ativas entre as sessões, que serviram de oportunidade para quebrar o sedentarismo, bem como promover momentos de convívio e partilha.
O segundo dia do curso, foi dedicado a workshops práticos. O primeiro workshop foi sobre Hands on em Alimentação. Realizou-se no Laboratório Técnico Alimentar do Centro de Nutrição Avançada da FMUL e foi conduzido por uma equipa de nutricionistas com experiência em nutrição materno-infantil. O segundo workshop foi sobre Mindfulness na gravidez e no puerpério, com vista a promover o bem-estar emocional em todo o período perinatal. Foi conduzido por uma psicóloga e facilitadora certificada de diferentes programas de mindfullness. O último workshop foi sobre Hands on Atividade física, onde se procurou pôr em prática vários exercícios adaptados aos primeiros 1000 dias. Foi conduzido por uma especialista doutorada em desenvolvimento motor da criança.
Por fim, adotámos uma política de sustentabilidade ao longo de todo o curso. Não houve oferta de brindes, tão comuns nos congressos da área da saúde, e pedimos a cada participante para trazer a sua garrafa de água, caderno e caneta. Procurámos ainda oferecer produtos da época em embalagens recicladas e recicláveis nos coffee breaks e nos almoços. Agradecemos por isso, o apoio da Nestlé Nutrition Institute, The Revolution Food, Vale da Rosa e EPAL que contribuíram para nos ajudar a cumprir esta missão. No final, a satisfação global com o Curso por parte dos seus participantes foi muito favorável, o que nos deixa com alento e motivação para continuarmos!
Maria Ana Kadosh