Passar para o conteúdo principal
Menu
Home

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Topo Acesso Rápido

  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

Main navigation

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Canal do Elogio

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

Logotipo da Organização Mundial de Saúde
News nº
5
Junho 2022
(Visite a edição completa)
Opinião de hoje
WHO European Regional Obesity Report 2022

Foi no passado dia 3 de maio de 2022 que o Centro Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou e apresentou o seu relatório “WHO European Regional Obesity Report 2022”, que diz respeito ao estado das populações no que à obesidade concerne, no continente europeu.

A obesidade é, por definição, uma doença crónica, multifatorial, onde se verifica um acumular excessivo de tecido adiposo e gordura corporal, capaz de atingir diferentes graus de severidade e gerando diferentes problemas de saúde. O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para inúmeras Doenças Crónicas Não Transmissíveis (DCNT) como patologias cardiovasculares e respiratórias, diabetes mellitus tipo 2 e até alguns tipos de cancro.

Entre os 53 Estados Membro que o departamento dedicado ao estudo das DCNT da OMS abrange, nenhum está próximo de atingir os objetivos propostos no que toca à atenuação do crescimento das taxas de obesidade para 2025. Dessa forma, o relatório recém-publicado pretende dar a conhecer alguns resultados alarmantes que esta doença acarreta, bem como sensibilizar as entidades devidas de cada país para esta epidemia.

Há alguns dados importantes a destacar do relatório.

Começo por salientar que cerca de 59% da população adulta na Europa é vive com excesso de peso e/ou obesidade, sendo que o cenário em idade pediátrica é tão ou mais alarmante, uma vez que quase 1 em cada 3 crianças apresentam excesso de peso ou obesidade. Note-se ainda que, o excesso de peso e obesidade se encontram entre as principais causas de morbilidade e mortalidade no mundo. Na Europa, estima-se que, graças à mesma condição, por ano, morram 1.2 milhões de pessoas sendo certo de que o excesso de peso corporal é um fator de risco promotor de diversos outros problemas sociais e de saúde, sabendo-se que as pessoas que vivem com obesidade têm uma diminuição considerável de qualidade de vida sendo que se estima que pelo menos 7% dos anos totais de vida são vividos com muito pouca qualidade. Talvez os valores de maior alarme para o cidadão comum surjam agora: o excesso de peso e a obesidade estão na origem de 13 tipos diferentes de cancro. Desse modo, podemos atribuir à sua origem, um expressivo número de mais 200 mil casos por ano, com tendência a aumentar.

A pandemia por COVID-19 acabou por afetar populações mais vulneráveis, onde se incluem pessoas malnutridas por excesso e vivendo com obesidade, tendo-se causado alterações nos seus padrões alimentares e nas suas práticas de exercício físico. Por conseguinte, o combate a esta epidemia, atualmente, já deve ter em conta as consequências da mesma, devendo ser adaptado para minimizar o impacto que essa terá gerado. Os autores do relatório sugerem que se adotem medidas e políticas de saúde adequadas a cada país, tanto de prevenção como de tratamento, de forma a retardar as suas consequências.

A OMS Europa acredita que, mesmo com a diversidade sentida entre cada país, é possível atuar na reversão da trajetória do aumento de número de pessoas com excesso de peso e obesidade, através da criação de ambientes mais saudáveis, promovendo o investimento e a inovação em saúde e desenvolvendo sistemas de saúde capazes e resilientes.

A procura pela criação de ambientes saudáveis poderá vir a ser a medida mais eficaz, por ser feita através de estratégias de promoção de consumo de alimentos mais saudáveis, seja em ambientes convencionais (hospitais, centros de saúde, escolas), mas também em contextos promocionais e comerciais (regulação das leis de marketing alimentar). De qualquer modo, qualquer medida adotada a nível nacional poderá surtir um efeito significativo e de destaque, desde que haja um compromisso sério a nível governamental. Esse compromisso deverá chegar a todos os indivíduos e ter em conta que a obesidade é uma doença causada por um conjunto alargado de fatores, que podem mudar ao longo da trajetória da vida de um indivíduo.

Algumas medidas políticas específicas dadas no relatório, são, por exemplo:

  • A implementação de intervenções como a taxação de produtos açucarados ou subsidiar o consumo de alimentos saudáveis.
  • A regulamentação do marketing de produtos alimentares não saudáveis dirigidos a um público-alvo específico, nomeadamente, crianças e jovens.
  • A melhoria das condições de acesso a utentes com excesso de peso ou obesidade aos cuidados de saúde primários, procurando melhorar a cobertura mundial do acesso aos cuidados de saúde em geral.
  • O investimento na criação de programas que promovam uma alimentação saudável e equilibrada, bem como uma prática regular de atividade física, incluindo:
    • A promoção do aleitamento materno, e alimentação diversificada e adequada, limitando os alimentos para bebés com elevado teor de açúcar.
    • A alimentação adequada nas escolas.
    • A promoção de atividade física.

Abordar, em detalhe, assuntos como a problemática do excesso de peso e obesidade na Europa, é fundamental para que se possam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMS em conjunto com a Organização das Nações Unidas, sendo estes uma peça fundamental na concretização do Programa Europeu de Trabalho 2020-2025: “Acão Unida para uma Melhor Saúde na Europa”.

 

João Breda e Mafalda Lamas

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Localização e contactos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa situa-se no Edifício comum ao Hospital de Santa Maria, inserida no Campus Universitário.

Avenida Professor Egas Moniz, 1649-028 Lisboa - Portugal

Telefone +351 21 798 5100

Email fmul@medicina.ulisboa.pt

Acessos e todos os Contactos

Logotipos  ULisboa, FMUL, CAML, CHULN, HPV e IMM

     

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Canal do Elogio
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais