O recém-inaugurado Centro de Nutrição Avançada (CNA) da FMUL é um projeto ambicioso e inovador, que tem como propósito atingir três grandes metas: promover um estilo de vida saudável dos portugueses, nomeadamente os hábitos alimentares; fomentar a literacia em saúde, nomeadamente no contexto alimentar e nutricional; estimular a investigação em nutrição. Constitui-se como uma extensão universitária e disponibiliza à população em geral e a entidades públicas e privadas, um conjunto diversificado de serviços em diferentes valências das ciências da nutrição.
O CNA é constituído por uma equipa de profissionais que possuem um vasto conhecimento e experiência dos diferentes domínios das ciências da nutrição, e que partilham de um denominador comum: um carácter inovador, dinâmico e disruptivo que lhes permite encontrar respostas personalizadas a cada situação.
O que podemos então esperar do CNA? Tudo. A equipa existe, as instalações e equipamentos de topo também, pelo que a resposta é mesmo esta. Não há limites. O CNA já presta serviços de consulta de nutrição, avaliação da composição corporal e também avaliação do gasto energético em repouso para quantificação de necessidades nutricionais. Estes serviços estão disponíveis para a polução em geral, mas também para grupos específicos da comunidade: equipas desportivas, empresas, escolas, entre outros. O CNA disponibiliza ainda o laboratório técnico-alimentar equipado com recursos também de excelência para promover o desenvolvimento de produtos que possam corresponder às exigências do setor agroalimentar, como também para desenvolver formação e workshops com cariz iminentemente prático onde a palavra alimentação é o elemento central.
Trata-se de um espaço multifuncional, único em Portugal, que aliado a uma equipa cientificamente exemplar, permite criar soluções únicas e inovadoras para os desafios de quem nos procura.
Segundo o Regime jurídico das instituições de ensino superior “As instituições de ensino superior têm o direito e o dever de participar em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico”. O CNA representa isso mesmo.
A academia (e ciência) a abrir portas para a comunidade que a rodeia.
É sem dúvida um projeto de e com futuro. Venha conhecer-nos, será um prazer recebê-lo!
Catarina Sousa Guerreiro