Num universo cada vez mais competitivo em que a oferta formativa é cada vez mais diversificada, é fundamental que as instituições de ensino superior (IES) se possam diferenciar pela excelência na formação do nutricionista como profissional de saúde com uma oferta competitiva e de sucesso. É essencial perceber-se que a formação em nutrição não se esgota em si mesma e que é indispensável que a mesma acompanhe, não só a formação de base para o desenvolvimento da competência profissional, mas ao mesmo tempo a formação em continuum (Life Long Learning - LLL) para a diferenciação, especialização e excelência da prática profissional nesta área. É assente nesta visão que as IES devem encarar os desafios de futuro para o ensino da Nutrição.
O propósito e desafio base do ensino da nutrição baseia-se em alicerçar os pilares basais para o desenvolvimento da carreira do nutricionista para atingir níveis de prática profissional de excelência, mantendo-se sempre atento à aprendizagem e desenvolvimento profissional, com o foco em aumentar a capacidade de abordar questões transversais da saúde pessoal, pública e planetária.
Atribuições como a amplitude dos domínios científicos necessários para enfrentar os desafios atuais, a natureza e definição dos conceitos de mudança nas ciências da nutrição, os métodos necessários de próxima geração e desafios e oportunidades de comunicação e organização, são fundamentais existirem nas IES.
Assim, é fundamental que a formação em nutrição reavalie a necessidade de colaboração com outros domínios científicos para enfrentar com eficácia os grandes desafios; incorpore métodos inovadores e transdisciplinares, bem como a formação e as facilidades para o fazer; comunique de forma estratégica e eficaz com o público e os formuladores de políticas. Desta forma estará o ensino capaz de formar Nutricionistas com capacidades únicas e os melhor posicionados para ser a voz confiável do domínio das ciências da nutrição.
O ensino tem de moldar e aprimorar o futuro da profissão. Para isso enfrenta vários desafios para preparar profissionais que estejam bem equipados para uma prática cada vez mais diversificada; é fundamental ter uma liderança forte, colaboração académica e maior compromisso para o benefício de toda a profissão.
Mas como conseguem as IES fazer isto?
Para podermos responder à melhor estratégia à luz dos desafios do ensino da nutrição existem 4 pilares fundamentais:
Relacionados com o conteúdo e o currículo:
- Ensino superior personalizado
- foco em competências do futuro
Relacionados com a estrutura organizacional:
- Programas de estudo multi-institucionais
- aprendizagem ao longo da vida
Assim, os desafios futuros das IES no ensino da nutrição centram-se em:
- Considerar a formação de base como o alicerce essencial para LLL;
- Ter uma abordagem transdisciplinar da nutrição;
- Acompanhar a evolução científica no foco da abordagem nutricional;
- Pensar sempre ao nível individual, populacional e planetário;
- Ajustar a cultura institucional, potenciando a liderança, a comunicação, a colaboração e a consciência digital.
Joana Sousa