O Dia da Investigação é já um marco na agenda da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Este é fruto de uma colaboração entre o Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC) e a AEFML e tem tido um crescente sucesso junto dos alunos, uma vez que a investigação científica e clínica é para estes uma mais-valia de desenvolvimento curricular e pessoal.
Como alunos da FMUL, é um privilégio estarmos integrados no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) que possibilita que tenhamos um contacto com as fronteiras do desenvolvimento da ciência e da clínica, ao mesmo tempo que completamos a nossa formação pré-graduada.
O Dia da Investigação surge assim como um momento alto que reúne todos os interessados na área da investigação, bem como todos os alunos da FMUL que durante um ano se desafiam a explorar o mundo da investigação. Neste âmbito, este evento serve também para potenciar e incentivar o gosto pela investigação a todos os alunos que iniciam a sua formação pré-graduada e ainda não tiveram a oportunidade de integrar um projeto de investigação. É sem dúvida um momento ímpar que alia e aproxima os estudantes e os investigadores de renome do CAML, muitas vezes modelos de inspiração para os alunos da FMUL.
A longo prazo, o Dia da Investigação contribui para a formação de médicos mais informados e com maior capacidade de destaque a nível internacional, sem esquecer que pode mesmo contribuir decisivamente para que várias carreiras sejam dedicadas à investigação.
Este ano, na 8.ª Edição do Dia da Investigação, a AEFML quis reforçar o seu contributo e apoio na área da investigação, atribuindo os Prémios AEFML – Dia da Investigação aos alunos vencedores do 1.º, 2.º e 3.º lugares dos projetos do Programa “Educação pela Ciência” (PEC), por forma a apoiar a continuação da investigação, bem como a divulgação desses projetos em congressos nacionais e internacionais. É, sem dúvida, uma honra para a AEFML reforçar o seu contributo para o apoio à ciência ano após ano, em colaboração com o GAPIC.
Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa
