JORGE, Ricardo, 1858-1939
Hygiene social applicada a Nação Portuguesa / Ricardo Jorge. - Porto : Livr. Civilização, 1885. - VII, 369 p.. - (Conferências feitas no Porto). – No rosto: of. do autor, com dedicatória, a Miguel Bombarda
Cota da Biblioteca-CDI da FML:
QT 180 J-76 1885 - P7
Ricardo de Almeida Jorge (Porto, 1858 - Lisboa, 1939) foi um médico, higienista, professor e investigador português, responsável pela introdução, no nosso país, dos conceitos e práticas da saúde pública moderna.
Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, sua cidade natal, em 1879, com a tese O Nervosismo no Passado.
Nos finais do século XIX, obteve a prova clínica e epidemiológica da peste bubónica que, em 1899, atingiu a cidade do Porto, confirmada bacteriologicamente pelo próprio Ricardo Jorge e Câmara Pestana.
Revelou grande coragem ao implementar uma série de medidas impopulares para eliminar a peste, como a evacuação de casas e o seu isolamento e desinfeção, o que causou grande azedume junto dos portuenses. Incentivadas por grupos políticos, algumas sublevações populares obrigaram mesmo Ricardo Jorge a abandonar o Porto, em direção à capital.
Ainda em 1889, já em Lisboa, foi nomeado Inspector-geral da Saúde e Professor da Cadeira de Higiene da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.
Em 1903 passou a dirigir o Instituto Central de Higiene, que atualmente tem o seu nome, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Homem de uma vasta cultura humanista, foi um prosador prolífico, tendo deixado uma extensa bibliografia.
A Biblioteca-CDI da FMUL tem várias obras constantes das bibliografias ativa e passiva de Ricardo Jorge.
André Rodrigues
Área de Biblioteca e Informação