Em novembro falamos de dor.
A dor que nos seus primórdios não era sequer identificada e que passou a ser olhada com respeito, levando-nos até ao Séc. XX com o primeiro Serviço de Anestesia. Uma extraordinária viagem pelo tempo, com a condução da Lurdes Barata.
Será a dor apenas física? Foi a pergunta pela qual nos debatemos este mês. Visitámos o Centro de Procriação Medicamente Assistida que faz parte do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução e falámos com o seu Diretor, o Professor Calhaz Jorge.
Há também uma dor moral, não é só a da espera, mas também da ausência de respostas certas para o futuro. Novembro, foi um mês decisivo, para centenas de estudantes de Medicina que se submeteram à nova Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada. O que podem esperar os nossos alunos que estão agora no 6º ano do MIM e se preparam para o próximo novembro de 2020, foi o que fomos perceber com eles. Fiel a quem é, conheça o José Durão um dos casos que fez a antiga prova do Harrison e este ano repetiu-a já com a nova versão.
Uma das suas grandes paixões é a esgrima. Perder talvez não lhe chegue a causar dor, mas é parcela de uma equação que não gosta de ter. O último dos nossos protagonistas do vídeo institucional a ser apresentado, mas que nunca fica em último em nada. É o José Charréu.
Despediu-se da sua Faculdade de sempre, com uma leve dor que já carrega saudade. Contamos-lhe sobre a última aula do Professor Jacinto Monteiro que comoveu toda a assistência.
Pela 18º vez, os mais pequeninos assumem o controlo do Hospital. Fomos à urgência do Hospital dos Pequeninos e percebemos que não há boneco que saia com dói-dói.
Especialista nas Doenças do Movimento, o Professor Joaquim Ferreira iniciou a primeira de uma variada lista de sessões das FMUL talks. Será que uma “palmadinha nas costas” pode aliviar a dor? O Professor explica-lhe que sim. Também Diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina, Joaquim Ferreira não podia estar mais agradado com o financiamento que o seu Laboratório recebeu, com um Projeto cuja coordenação está a cargo do Professor João Costa.
É a investigação a dar frutos, culminando num dia especial só para ela. Dezembro aproxima-se a passos largos e o GAPIC e a AEFML têm tudo preparado para mais um grande dia. O Dia da Investigação.
Fechamos em apoteose e relembramos-lhe o momento histórico que se viveu este mês na Faculdade de Medicina, com a celebração de um protocolo de intenções assinado entre 13 Escolas Médicas de Língua Portuguesa e nascido de uma forte iniciativa do nosso Diretor, o Professor Fausto J. Pinto.
Sem tristeza, mas de frente para a realidade que às vezes também dói, foi isso que tentámos fazer este mês.
Porque falar da dor ajuda a ficar sem ela. Então que se fale.
Créditos imagem: Pexels
Joana Sousa
Equipa Editorial