Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro a 5ª Reunião de Estudantes de Doutoramento do Colégio Mente-Cérebro da Ulisboa. Por se tratar de uma reunião conjunta com a engenharia biomédica e em homenagem ao Professor Fernando Lopes da Silva, os temas em discussão na mesa redonda e nos simpósios, incluindo as key note lectures, debateram temas de interface entre a Medicina e a Engenharia, bem como novos avanços em investigação na área da Epilepsia. A participação e as discussões científicas foram muito dinâmicas, quer as orais quer as em formato de painel.
Pelo menos um dos objetivos destes encontros foi amplamente cumprido, promover o encontro entre investigadores/alunos/docentes de diferentes áreas, já que recebemos após a reunião pedidos de contactos (email) dos apresentadores de comunicações por parte de alunos de pós-graduação com interesse em aprofundar temas focados nas apresentações e/ou desenvolver parte dos seus projetos em tópicos afins.
As referências ao legado científico e humano do Professor Fernando Lopes da Silva foram muito sentidas e de algum modo emotivas. Mantivemos contudo o foco da reunião e da homenagem - uma reunião científica e de natureza científica em redor do legado do homenageado. As palestras convidadas foram subordinadas a esse tema. Já as comunicações livres foram de muitos e diversos temas, como tradicionalmente nas reuniões do Colégio Mente-Cérebro, tendo focado o trabalho desenvolvido por variadíssimos grupos no estudo da Mente e do Cérebro em situação fisiológica ou patológica.
Tivemos na audiência, para além dos participantes do domínio científico, familiares e amigos do Professor Fernando Lopes da Silva, incluindo os filhos, tendo uma delas feito uma intervenção evocativa do pai. A Faculdade de Medicina e o Instituto Superior Técnico, ambos promotores da reunião conjunta, estiveram representados ao mais alto nível na presença do seu Director (FMUL) e Presidente (IST). Honraram-nos também com a sua presença o Reitor da Universidade de Lisboa, o Presidente do Conselho de Escola da FMUL, o Presidente do Conselho Científico da FMUL e a Presidente do iMM. O Ministro da Ciência e Ensino Superior, por motivos imprevistos de agenda, não pode estar presente tendo enviado mensagem escrita.
A Comissão de alunos de Doutoramento foi mais uma vez muito proativa na organização, quer antes, quer depois do encontro.
Contámos também com o excelente apoio de diversos elementos da Reitoria, bem como do Secretariado de Engenharia Biomédica Na FMUL, bem como com diversos patrocinadores, do qual destacamos a Fundação Bial.
O encontro em números:
1 Round Table
2 Symposia
3 key note speakers
10 oral presentations
72 scientific posters
153 registered participants
Reveja o programa.
Ana Sebastião
Professora de Farmacologia e Neurociências
Diretora do Instituto de Farmacologia e Neurociências
Subdiretora da FMUL
Group Leader iMM