O GAPIC e a AEFML participaram este ano, pela primeira vez, na grande festa da Ciência que é a Noite Europeia dos Investigadores – European Researchers’ Night (27 de setembro).
Estudantes de Medicina e de Ciências da Nutrição juntaram-se a docentes, investigadores e técnicos, para oferecer a um público diversificado, a oportunidade de ficar a conhecer o GAPIC e as suas atividades, nomeadamente o bem-sucedido Programa “Educação pela Ciência” (PEC).
Na Mesa Redonda – Café Ciência “Médicos e cientistas, juntos pelo bem-estar da sociedade”, moderada pela Prof.ª Doutora Cláudia Faria da Equipa Coordenadora GAPIC e Médica e Investigadora (iMM/FMUL/HSM-CHULN) e na qual participaram a Prof.ª Doutora Luísa Lopes, Investigadora (iMM/FMUL), a Dr.ª Diana Aguiar Sousa, Médica Neurologista HSM-CHULN e o Aluno Nuno Manso (FMUL/GAPIC), discutiu-se a importância da investigação nos anos pré-graduados e o impacto da mesma no percurso científico, académico e profissional dos médicos e de outros profissionais da saúde, bem como o efeito que esse impacto tem na sociedade.
Durante todo o evento, o GAPIC esteve presente com uma banca onde apresentou as diversas atividades que promove em prol da formação científica dos estudantes e jovens médicos. Angelica Ferreira e Mickael Bartikian, GAPIC Alumni, apresentaram os seus modelos 3D, desenvolvidos no âmbito do PEC, às muitas crianças, jovens e famílias que nos abordaram. A eles juntaram-se o Dr. Alexandre Campos, co-tutor deste projeto, e a Prof. Cláudia Faria.
Com grande sucesso e entusiasmo, participaram também as estudantes da Licenciatura da Ciências da Nutrição, Catarina Domingues, a Eleonora Sacco, a Mariana Oliveira e a Sónia Caldas. Na atividade “Com conta, peso e medida!” realizaram medições da composição corporal, alertaram e sensibilizaram a população para a melhoria da qualidade de vida, através da adoção de hábitos de vida saudável.
Nesta noite de comemoração da Ciência é ainda de destacar a presença animada da AEFML, nomeadamente do seu presidente, José Rodrigues, da Rita Andrade e dos organizadores da Corrida Saúde + Solidária, designadamente do David Farinha.
"A participação de alunos em eventos de divulgação científica é um momento privilegiado para ter contacto com o público geral, encorajando um diálogo enriquecedor para ambos. Na Noite Europeia dos Investigadores pude constatar a evidente curiosidade que o público nutre pela Medicina, e estar na linha da frente em manter tal interesse vivo, experiência pela qual estou grato." Nuno Manso, 5.º ano MIM
"A Noite dos Investigadores foi para nós um evento muito diferente do habitual. Desta vez, não tivemos que apresentar o nosso trabalho perante um meticuloso júri de cientistas e médicos. Foram conversas informais e sempre bem-dispostas com um público muito variado. Adultos curiosos e crianças fascinadas à volta dos nossos modelos anatómicos feitos por Impressão 3D encheram o nosso final de dia. Foi uma sensação gratificante e, ao mesmo tempo, de responsabilidade pelo impacto que poderemos ter. Gostámos muito de participar neste evento e acreditamos que é uma ótima forma de alcançar o público em geral num ambiente mais dinâmico." Mickael Bartikian, 6.º ano MIM
"Foi para nós um privilégio poder participar na “Noite Europeia dos Investigadores”. O evento foi sem dúvida um local de partilha de experiências no qual, particularmente nós, alunas de Ciências de Nutrição, tivemos a oportunidade de dinamizar uma atividade de medições de composição corporal, incentivando depois a pessoa a adaptar, ou não, o seu estilo de vida.
Na verdade, os mais interessados foram, diríamos, os mais pequenos. Cheios de entusiasmo, vinham ter connosco para saber o seu peso, altura e correspondente percentil. No fim, pais e filhos ficavam convencidos com a dieta mediterrânica que apresentava-mos, ficando a promessa dos adultos em fazer exercício físico mais regularmente, e dos mais pequenos em comer menos doces e gulodices.
Os nossos sorrisos foram notáveis, desejamos que surjam mais oportunidades como esta." Catarina Domingues, Eleonora Sacco, Mariana Oliveira e Sónia Caldas, 2.º ano LCN
Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC)