A quarta sessão dos encontros-almoço NeuroSeS (Neurociências de Translação), decorreu no passado dia 10 de Setembro e contou com a participação de 50 pessoas.
A discussão versou sobre o tema “Preclinical Models of Brain Metastases – how they recapitulate human disease and inform patients’ treatment” apresentado pela neurocirurgiã e investigadora Cláudia Faria.
Destacaram-se os seguintes pontos:
- As metástases cerebrais são os tumores cerebrais mais frequentes na população adulta, muito frequentes em doentes com cancro e associados a mau prognóstico. O desenvolvimento de terapêuticas inovadoras e com maior eficácia tem sido dificultado pela ausência de modelos animais representativos da doença.
- Foram apresentados modelos animais em ratinho, gerados a partir de amostras de tecido tumoral de metástases cerebrais de doentes. O estudo detalhado destes modelos mostrou uma extraordinária semelhança entre o padrão de disseminação das células tumorais nos animais e a progressão da doença no doente de onde o tecido tumoral era originado.
- Foi salientada a importância de colher e armazenar amostras biológicas de pacientes para promover a investigação translacional. O Biobanco iMM-CAML tem impulsionado projectos de investigação nacionais e internacionais em várias áreas da medicina, nomeadamente através da colecção de tumores cerebrais que contém amostras biológicas de mais de 2000 doentes, representando a maior colecção deste tipo no país.
- Os modelos animais estabelecidos foram usados em ensaios preclínicos para testar fármacos dirigidos a alvos moleculares específicos, tendo-se verificado eficácia no controlo tumoral. Discutiu-se de que forma estes ensaios farmacológicos preclínicos podem ser posteriormente extrapolados para ensaios clínicos em pacientes.
- Foi consensual a importância da articulação entre as instituições hospitalares e de investigação para o desenvolvimento de projectos de investigação com impacto científico e clínico, sendo o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) um excelente exemplo disso.
A discussão foi amplamente enriquecida pelos diferentes médicos e investigadores presentes, entre os quais se encontravam investigadores de ciências fundamentais e das diferentes áreas clínicas, clínicos da área das neurociências e oncologia, e estudantes dos vários níveis académicos.
Fontes de informação adicional:
Preclinical Modeling and Therapeutic Avenues for Cancer Metastasis to the Central Nervous System.
Singh M, Bakhshinyan D, Venugopal C, Singh SK.
Front Oncol. 2017 Sep 19;7:220. doi: 10.3389/fonc.2017.00220.
Bruna A et al. Cell. 2016 Sep 22;167(1):260-274.e22.
doi: 10.1016/j.cell.2016.08.041.
A organização destes encontros é da responsabilidade de Luísa Lopes e Cláudia Faria e conta com o apoio da Roche
Cláudia Faria
Médica Neurocirurgiã (Serviço Neurocirurgia HSM)
Investigadora IMM e Professora FMUL