Criação de uma Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
Na sequência da criação de uma nova área disciplinar autónoma de Imuno-Oncologia em que se designa, por despacho do Diretor Fausto J. Pinto, o Professor Bruno Silva-Santos como seu coordenador máximo, pedimos ao próprio que nos explicasse a importância do nascimento desta nova área.
“A criação de uma nova área disciplinar autónoma de Imuno-Oncologia é um ótimo desenvolvimento - e bastante inovador - no seio da FMUL; e que certamente contribuirá para a formação de melhores profissionais em Medicina no nosso Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).
A Imuno-Oncologia dedica-se ao estudo das respostas imunitárias a tumores e à sua aplicação no tratamento do cancro. Apesar de ser uma área com mais de cem anos de história, sofreu uma revolução nesta última década, atestada por múltiplas aprovações de agentes imunoterapêuticos pela FDA (U.S Food & Drugs Administration) e EMA (European Medicines Agency); e pelo recente Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina (2018) atribuído aos pioneiros dos “immune checkpoints” (CTLA-4 e PD-1), James Allison e Tasuku Honjo.
O futuro do tratamento oncológico incluirá inevitavelmente a imunoterapia como uma abordagem clínica complementar às tradicionais cirurgia(s), radio e quimioterapias, sobretudo para cancros metastáticos. As sinergias entre estes vários tipos de tratamento serão fulcrais para conter o cancro como causa major de mortalidade nos países desenvolvidos, particularmente dada a tendência para o envelhecimento das suas populações.
No universo das escolas médicas portuguesas, a FMUL está numa posição privilegiada para fornecer aos seus estudantes, do 1º ao 3º ciclos de estudos, uma formação específica e de excelência em Imuno-Oncologia, dada a excelência da investigação básica, translacional e clínica nesta área no CAML. Assim sendo, a criação de uma nova área disciplinar autónoma de Imuno-Oncologia permitirá desenvolver um programa inovador de formação especializada nesta área - incluindo, por exemplo, uma nova disciplina optativa no 1º ciclo e um novo curso avançado no 3º ciclo - na nossa escola médica.
Estes são os objetivos específicos da área disciplinar:
- Identificar a componente imunológica do microambiente tumoral;
- Compreender as bases celulares e moleculares das respostas imunitárias a tumores;
- Distinguir as principais opções imunoterapêuticas em desenvolvimento ou já na prática clínica;
- Discutir (na teoria, na prática e em rotações laboratoriais) as principais estratégias experimentais utilizadas na investigação em Imuno-Oncologia;
- Identificar os maiores desafios e as perspetivas futuras na área da imunoterapia do cancro;
- Contribuir para a melhor preparação dos alunos do MIM para uma possível especialização em Oncologia ou Hematologia;
- Desenvolver trabalho experimental conducente a teses de Mestrado e Doutoramento na área da Imuno-Oncologia.”
Associate Professor with Aggregation (FMUL)
Deputy Director & Group Leader (iMM JLA)