Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
94
Outubro 2019
(Visite a edição completa)
Eventos
Congresso Nacional de Estudantes de Medicina vem à Faculdade de Medicina

letras em palco a dizer cnem

O Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM)  é dedicado a todos os estudantes de Medicina do país, organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), que representa cerca de 12.000 estudantes de Medicina em Portugal. Há mais de 30 anos que esta desempenha um papel de defesa dos interesses dos estudantes, constituindo hoje uma das mais dinâmicas e interventivas Associações de Representação Estudantil nacional.

 

Tendo como coordenadora geral uma aluna da FMUL, Catarina Nunes, esta 6ª edição do CNEM, que decorrerá nos dias 16 e 17 de novembro, pode ser uma oportunidade para formar os estudantes de Medicina, e assim contribuir para uma geração de futuros médicos mais informada, capacitada e proactiva.

O congresso que terá lugar na nossa Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa conta com o seu Diretor, Professor Fausto J. Pinto, como Membro da Comissão de Honra.

 

Fomos conversar com a coordenadora geral Catarina Nunes, até pela responsabilidade acrescida de ser aluna da Faculdade de Medicina e o resultado fica aqui. Num mês em que o nosso tema é precisamente entender as pessoas e eventos “Sem Fronteiras”, olhamos para as principais linhas gerais de um Congresso cujo tema este ano é … “ir mais além”.

Aluna Catarina a falar ao microfone

 

Como é que a Catarina vai para à coordenação deste Congresso que assume tamanha relevância nacional?

Catarina: Sempre tive uma enorme vontade de me envolver em projetos. Comecei no 3ºano da Faculdade, fazendo parte da Comissão Organizadora do 7th AIMS Meeting. Foi uma experiência extraordinária e fez-me querer fazer mais projetos! No ano seguinte, fiz parte da Direção da AEFML, como Coordenadora do Departamento de Formação e Ciência, um desafio extremamente gratificante. Estas experiências permitem-nos crescer a vários níveis e por isso o “bichinho” foi crescendo. No ano seguinte, aceitei o desafio de ser Diretora de Formação da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), o que envolve, entre outros projetos, ser Coordenadora Geral do CNEM. Tem sido muito interessante construir algo desta dimensão, fazendo parte de uma equipa nacional. Tenho crescido muito!

 

Quais são as vossas principais preocupações na agenda deste ano?

Catarina: A Área de Formação, em que estou a trabalhar atualmente, assume como principal objetivo complementar a formação dos estudantes de Medicina. Para nós, é muito importante desenvolver atividades que promovam competências como gestão de tempo e stress, gestão de projetos ou gestão de conflitos. Desenvolvemos também estágios a nível nacional que permitem aos estudantes contactar com áreas que sempre quiseram explorar mais, como por exemplo determinadas especialidades com que não contactam tanto durante o curso ou áreas de investigação específicas. São muitas as iniciativas que desenvolvemos só nesta Área e acabam por ter grande adesão por parte dos estudantes! Sinto que acabamos por fazer a diferença!

Plateia cheia de pessoas

Pelos números que já me falou numa breve apresentação do CNEM, percebe-se o alcance desta iniciativa, mas fala-me um pouco melhor do perfil destas pessoas que se juntam nestes dois dias?

Catarina: O CNEM acaba por juntar no mesmo espaço estudantes de Medicina de todas as Escolas Médicas do país, que procuram algo mais para a sua formação. São estudantes curiosos e cheios de vontade de conhecer o que há para além da Medicina. O mote do CNEM este ano é precisamente esse: “ir mais além”. A verdade é que cada vez mais nos dias de hoje a Medicina é muito mais do que a clínica em si. É fundamental abrir horizontes e procurar conhecer áreas complementares. Além disso, o facto de conseguirmos juntar tantas perspetivas diferentes de todo o país é extremamente enriquecedor só por si!

 

Em que matérias é preciso insistir e comunicar mais para que ao saírem deste Congresso tenhamos futuros médicos mais informados?

Catarina: Um dos pontos-chave do CNEM é o debate sobre os temas da saúde da atualidade. Procurámos incluir no CNEM um conjunto de Mesas Redondas sobre temas como a anti-vacinação, a eutanásia, as parcerias público-privadas ou as dietas alternativas, por reconhecermos a necessidade de uma partilha de ideias informada e séria sobre este tipo de assuntos. Os nossos workshops também assumem a mesma visão: são sobre temas habitualmente menos abordados e mais complementares ao nosso curso. Incluímos workshops sobre Pilates Clínico, Prescrição de Exercício Físico ou Linguagem Gestual, por exemplo. Além disso, as próprias Sessões Plenárias procuram ser inspiradoras e motivar os estudantes a ir mais além. No global, todo o programa do CNEM contribui para ter futuros médicos mais informados. Queremos que os estudantes se sintam mais capacitados e, acima de tudo, mais inspirados a ser mais e melhor: a chegar mais além!

Dois homens a falar em palco

Joana Sousa
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais