Aluna da FMUL publica descobertas na área do Parkinson
Patrícia R. Faustino, aluna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa publicou, em conjunto com outros co-autores, uma meta-análise sobre o Parkinson na revista Jama Neurology, revista americana muito conceituada na área de Neurologia e com um fator de impacto de 12,321 (2018). A investigação para este artigo foi desenvolvida no âmbito da sua tese de mestrado em Medicina.
No artigo publicado, e que pode ser consultado aqui, “Risk of Developing Parkinson Disease in Bipolar DisorderA Systematic Review and Meta-analysis”, analisaram sete artigos (4 coortes e 3 estudos transversais), identificando que, indivíduos com um diagnóstico prévio de desordem bipolar terão uma probabilidade 235% mais alta de risco de ser diagnosticados com a doença de Parkinson. Os investigadores colocam em hipótese que uma das causas poderá estar relacionada com a ingestão de medicamentos de lítio durante um longo intervalo de tempo. Contudo, para aprofundar estas hipóteses terão que ser feitos mais estudos, onde o lítio não possa ser visto como um fator que desvirtue os resultes.
Estas descobertas tiveram impacto, tendo sido já divulgadas, tanto em jornais médicos online da especialidade, no MDedge, bem como em canais online mais generalistas exemplo do Dailymail.
Sónia Teixeira
Equipa Editorial
Daily Mail