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ClinMed 2019 Summer School – 2º Edição na Faculdade de Medicina da UL!
Depois do sucesso da edição do ano passado, este ano, a ClinMed 2019 - SummerSchool volta com mais países envolvidos, mais desafios e mais alunos ligados à área da saúde que participam nesta experiência imersiva de inovação na saúde.
Mas o que é a ClinMed Summer School?
O Clinmed tem como objetivo dar uma perspetiva aos alunos de todo um percurso, desde a ideação de um diapositivo médico até à sua concretização no mercado europeu. Uma atividade de imersão com 2 fases distintas.
Na primeira fase, os estudantes têm uma experiência imersiva de 3 dias numa unidade ou especialidade de saúde em cada um dos países participantes onde interagem com profissionais das áreas e identificam necessidades de pacientes. Os estudantes podem escolher, por exemplo, ir para a Unidade de Pediatria e Obstetricia em Rennes, França, ou por exemplo, para o departamento de Psiquiatria do Hospital Universitário de Brandenburg na Alemanha.
No nosso caso, aqui na FMUL, os estudantes que pretenderam vir realizar esta fase imersiva tiveram a oportunidade de conhecer técnicas avançadas de cardiologia na Unidade de Imagiologia Cardíaca do Hospital de Santa Maria além do contacto com especialistas de áreas interligadas.
Assim, a faculdade tive o prazer de receber de 2 a 4 de Julho, Diana Mindroc-Filimon, engenheira bio médica da Alemanha , Sara Abu Ajamieh, biomédica da Suécia e Irene Martín Mozo, bio médica de Espanha.
No primeiro dia, 2 de Julho, foram recebidas no departamento de Fisiologia da Faculdade onde foi feita uma apresentação do programa dos 3 dias e dos objetivos a serem realizados. De seguida estiveram com a Professora Doutora Ana Almeida no Hospital, onde lhes foram passados conhecimentos sobre técnicas avançadas de cardiologia e foi-lhes proposto o desafio de criação de uma app. Da parte da tarde estiveram com a Professora Isabel Rocha que lhes passou um caso clinico e também estiveram em contato com o Dr. Eduardo Oliveira de Cardiologia para esclarecimento de possíveis dúvidas.
No segundo dia, 3 de Julho, estiveram com o Dr. Pedro Carvalho de Cardiologia, a visitar várias instalações do hospital de Santa Maria, nomeadamente a sala de Hemodinâmica onde ficaram a conhecer o seu funcionamento. Durante a tarde trabalharam no projeto e realizaram um Skype internacional para esclarecimento de dúvidas. Tiveram ainda uma pequena sessão sobre empreendedorismo e inovação.
No terceiro e último dia, trabalharam no projeto e antes de embarcarem para a segunda fase da Summer School houve um momento de debriefing sobre os três dias que aqui estiveram tendo avaliado a sua experiência de 7 em 10.
A segunda fase da SummmerSchool decorreu em Autrans em França onde tiveram um curso intensivo de 7 dias, em conjunto com os participantes que realizaram a imersão nos outros parceiros de saúde europeus.
Aqui tiveram formação dada por especialistas de várias áreas, com o acesso e suporte de ferramentas específicas de inovação e várias conferências com especialistas. Um dos especialistas foi o Dr. Hugo Ferreira, professor na FCUL, nosso convidado, que foi falar sobre a translação das necessidades clinicas para as especificações de engenharia. Assim, os alunos ficaram com acesso a muito conhecimento nas áreas de inovação, empreendedorismo e de translação de ciência para o mercado para assim desenvolverem os seus projetos e apresentarem-nos numa competição de pitch que foi realizada no dia 12 de Junho. Havendo de seguida deliberação do júri. Júri esse constituído por vários especialistas da área da saúde e da inovação, nomeadamente a professora doutora Isabel Rocha, docente de fisiologia e presidente do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da FMUL.
A experiência de Summer Schools internacionais é muito gratificante e enriquecedora e esperamos que este tipo de atividades seja sempre um sucesso. A troca de experiências e de conhecimento entre alunos, profissionais das áreas e especialistas permite o desenvolvimento de novas técnicas, novos produtos que poderão no dia de amanhã ser a esperança de melhor qualidade de vida para muitos pacientes.
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Sónia Teixeira
Equipa Editorial
Mas o que é a ClinMed Summer School?
O Clinmed tem como objetivo dar uma perspetiva aos alunos de todo um percurso, desde a ideação de um diapositivo médico até à sua concretização no mercado europeu. Uma atividade de imersão com 2 fases distintas.
Na primeira fase, os estudantes têm uma experiência imersiva de 3 dias numa unidade ou especialidade de saúde em cada um dos países participantes onde interagem com profissionais das áreas e identificam necessidades de pacientes. Os estudantes podem escolher, por exemplo, ir para a Unidade de Pediatria e Obstetricia em Rennes, França, ou por exemplo, para o departamento de Psiquiatria do Hospital Universitário de Brandenburg na Alemanha.
No nosso caso, aqui na FMUL, os estudantes que pretenderam vir realizar esta fase imersiva tiveram a oportunidade de conhecer técnicas avançadas de cardiologia na Unidade de Imagiologia Cardíaca do Hospital de Santa Maria além do contacto com especialistas de áreas interligadas.
Assim, a faculdade tive o prazer de receber de 2 a 4 de Julho, Diana Mindroc-Filimon, engenheira bio médica da Alemanha , Sara Abu Ajamieh, biomédica da Suécia e Irene Martín Mozo, bio médica de Espanha.
No primeiro dia, 2 de Julho, foram recebidas no departamento de Fisiologia da Faculdade onde foi feita uma apresentação do programa dos 3 dias e dos objetivos a serem realizados. De seguida estiveram com a Professora Doutora Ana Almeida no Hospital, onde lhes foram passados conhecimentos sobre técnicas avançadas de cardiologia e foi-lhes proposto o desafio de criação de uma app. Da parte da tarde estiveram com a Professora Isabel Rocha que lhes passou um caso clinico e também estiveram em contato com o Dr. Eduardo Oliveira de Cardiologia para esclarecimento de possíveis dúvidas.
No segundo dia, 3 de Julho, estiveram com o Dr. Pedro Carvalho de Cardiologia, a visitar várias instalações do hospital de Santa Maria, nomeadamente a sala de Hemodinâmica onde ficaram a conhecer o seu funcionamento. Durante a tarde trabalharam no projeto e realizaram um Skype internacional para esclarecimento de dúvidas. Tiveram ainda uma pequena sessão sobre empreendedorismo e inovação.
No terceiro e último dia, trabalharam no projeto e antes de embarcarem para a segunda fase da Summer School houve um momento de debriefing sobre os três dias que aqui estiveram tendo avaliado a sua experiência de 7 em 10.
A segunda fase da SummmerSchool decorreu em Autrans em França onde tiveram um curso intensivo de 7 dias, em conjunto com os participantes que realizaram a imersão nos outros parceiros de saúde europeus.
Aqui tiveram formação dada por especialistas de várias áreas, com o acesso e suporte de ferramentas específicas de inovação e várias conferências com especialistas. Um dos especialistas foi o Dr. Hugo Ferreira, professor na FCUL, nosso convidado, que foi falar sobre a translação das necessidades clinicas para as especificações de engenharia. Assim, os alunos ficaram com acesso a muito conhecimento nas áreas de inovação, empreendedorismo e de translação de ciência para o mercado para assim desenvolverem os seus projetos e apresentarem-nos numa competição de pitch que foi realizada no dia 12 de Junho. Havendo de seguida deliberação do júri. Júri esse constituído por vários especialistas da área da saúde e da inovação, nomeadamente a professora doutora Isabel Rocha, docente de fisiologia e presidente do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo da FMUL.
A experiência de Summer Schools internacionais é muito gratificante e enriquecedora e esperamos que este tipo de atividades seja sempre um sucesso. A troca de experiências e de conhecimento entre alunos, profissionais das áreas e especialistas permite o desenvolvimento de novas técnicas, novos produtos que poderão no dia de amanhã ser a esperança de melhor qualidade de vida para muitos pacientes.
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Sónia Teixeira
Equipa Editorial