Mais e Melhor
Publons Peer Review Award para o Professor Mamede de Carvalho
A importância do trabalho dos Revisores Científicos
O Professor Mamede de Carvalho, Professor Catedrático da FMUL e Diretor do Instituto de Fisiologia, foi distinguido com um Publons Peer Review Award, pela sua posição entre os primeiros 1% na revista Neuroscience & Behaviour.
Sobre o significado desta distinção, o Professor Mamede de Carvalho afirmou:
«O trabalho de revisor de artigos cientifícos tem sido, historicamente, nada valorizado, como forma de expressão do reconhecimento internacional de um qualquer investigador como expert e adequado no julgamento do trabalho de terceiros, pelos seus pares. Este trabalho tem sido invisível no currículum e, portanto, inerte quanto ao retorno, ao contrário de apresentações ou publicações.
No meu caso, tenho certamente cerca de mil artigos revistos em revistas internacionais com fator de impacto e revisão por pares, ao longo dos anos, (os números parcelares constam dos sites das revistas, na privacidade da área de cada revisor,) mas este trabalho não tem tido expressão.
Atualmente este trabalho é contabilizado, com impacto no currículum individual e institucional. Este passo em grande parte depende da iniciativa Publons (https://publons.com/home) que regista esta faina contínua e laboriosa de revisão. O processo é notável, pois não apenas o número mas o impacto das revistas é contabilizado, em gráficos que expressam a quantidade e qualidade do investimento. Detalhes como o dia da semana mais laborioso para estas tarefas para cada revisor e outros estão disponíveis. Por fim a Publons reconhece os mais esforçados, como eu próprio.
Os investigadores devem interiorizar este novo avanço e examinar o processo de registo (simples) do esforço de revisão. Muitas revistas enviam esta informação automaticamente, com permissão.»