Notícias do Pedagógico
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Nº 115| JUN’18
Progress Testing:
Exemplo Holandês a seguir?
Progress Testing consiste em testes periódicos que englobam os objetivos de todas as disciplinas do currículo médico. Os alunos respondem apenas às perguntas que sabem responder e são-lhes posteriormente dadas as respostas corretas e bibliografia das questões erradas.
A particularidade destes testes é não ser suposto os alunos prepararem-se. Procura-se avaliar todo o conhecimento e aumentar o conhecimento funcional de uma forma natural, comparativamente aos habituais exames, em que o conhecimento adquirido para ser aprovado é rapidamente perdido.
A grande vantagem do Progress Testing é a riqueza de informação dada aos alunos e às instituições. Assim, as escolas médicas podem utilizar os mesmos testes, publicar e comparar resultados, para controlo de qualidade e crescimento académico.
Na Holanda, quase todas as faculdades de medicina já utilizam o Progress Testing. Também já está a ser implementado noutros países, como Reino Unido, Canadá e Austrália. Será uma realidade a curto prazo em Portugal?
Se quiser saber mais informações sobre o Progress Testing, convidamos a visualização deste pequeno vídeo e deste artigo.
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Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 116| JUN’18
Ensinar mais com o mesmo tempo - É possível?
Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma explosão sem precedentes do volume de conhecimento ao nível das ciências médicas. Esta tem-se feito acompanhar de uma complexidade crescente dos sistemas de saúde e da evolução de métodos pedagógicos, atualmente com maior suporte tecnológico. Ainda assim, a forma como se ensina não tem acompanhado a mudança de paradigma.
Lecture Halls without Lectures – A Proposal for Medical Education reitera a necessidade de mudar de estratégias. Os dias continuam a ter 24h e, por isso, a única forma de acomodar o cânon médico em expansão é otimizar o tempo dos estudantes, tornando as aulas mais aliciantes (mais compreensíveis e memoráveis) e promovendo o envolvimento dos alunos. Como? Veja algumas estratégias analisadas em perspectiva no artigo do NEMJ, que poderão ajudá-lo a impulsionar o formato das suas aulas no próximo ano letivo.
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Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 117| JUN’18
Aprender com o YouTube – novo rumo de aprendizagem
Os estudantes de medicina procuram, cada vez mais, vídeos no Youtube com o intuito de complementar o estudo. Vídeos como o canal do Youtube Osmosis recorrem a imagens e a uma forma lógica de sistematização de forma simples e facilmente compreensível.
O artigo “Medical Education Videos for the World: an analysis of viewing patterns for a Yotube channel”, publicado em Janeiro 2018 na revista Academic Medicine, debruçou-se precisamente sobre o alcance destes vídeos, bem como a variação geográfica dos tópicos mais pesquisados.
De entre os resultados, verificou-se que o número de visualizações por país era diretamente proporcional ao rendimento dos mesmos. Por outro lado, é demonstrando que os padrões de visualização deste tipo de vídeos se relacionam com o burden of disease local.
Se ficou curioso e deseja obter mais informações sobre este artigo, consulte-o aqui.
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Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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Nº 118| JUN’18
Educação médica
Uma constante evolução
Num mundo em rápida mudança, a educação médica tem evoluído de várias formas face às dramáticas modificações na pedagogia, tecnologia e sociedade.
Atualmente, o objetivo é preparar os formandos para a explosão contínua e diária de conhecimento médico, para o desenvolvimento tecnológico e para as expectativas mais exigentes dos doentes e da sociedade.
Para tal, a exposição precoce à realidade clínica, a promoção da auto-aprendizagem e a educação baseada em competências demonstram ser respostas eficazes em prol de uma educação médica que assenta em evidências sólidas e robustas, tendo em vista um ensino de qualidade.
Se ficou curioso e deseja obter mais informações sobre este artigo, consulte-o aqui
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Notícias do Pedagógico
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
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