Notícias FMUL
Fausto Pinto reeleito Diretor da Faculdade de Medicina por unanimidade
Após um primeiro mandato de três anos à frente da Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Prof. Doutor Fausto J. Pinto foi reeleito, desta vez por mais quatro anos.
Uma votação inequívoca do Conselho de Escola deu a unanimidade ao Diretor que apresentou no passado dia 26 de junho o seu programa de candidatura, numa audiência pública, no Grande Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O Ensino e a Educação Médica, a Internacionalização e as Relações Externas da Faculdade, a Promoção e Inovação da Ciência e a Organização e Modernização Administrativa são os quatro grandes pilares de trabalho para este novo mandato, que reforça ser de continuidade, apesar de defender sempre a sua inovação.
Numa sessão de esclarecimentos feita aos alunos e funcionários da Faculdade, na semana que antecedeu a audição pública, o Diretor não só apresentou os projetos para o mandato de 2018-2022 como respondeu às dúvidas dos presentes. A contratação e redistribuição de funções dos funcionários, a reforma do ensino clínico, a cultura de avaliação dos docentes e afiliados, a importância de um gabinete de apoio ao aluno e o papel do mentorado, a substituição do Harrison por outro tipo de prova final, ou o projeto de educação para a saúde, foram algumas das questões colocadas ao Diretor e que mostraram as principais preocupações de alunos e colaboradores da instituição.
No habitual destaque que dá ao CAML, Fausto J. Pinto falou ainda da intenção de se convidar para a docência da Faculdade mais Group Leaders do iMM, referindo também que setembro será o mês que marca a inauguração do novo Edifício Reynaldo dos Santos, que receberá, além de outras valências, a nova Licenciatura em Ciências da Nutrição.
Neste momento é certo que Fausto J. Pinto é o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e assim será por mais quatro anos. A formalização desta reeleição fica para breve, com uma tomada de posse oficial, com data a designar.
Na primeira reação à sua reeleição Fausto J. Pinto mostrou sentir-se honrado por ter recebido um parecer unânime e partilhou a sua alegria com a equipa da News. "Foi para mim uma honra ter recebido o apoio unânime dos membros do Conselho de Escola para implementar um Programa que penso corresponder às necessidades atuais do que se pretende para uma instituição moderna de ensino superior e investigação, como a FMUL.
É também um sinal claro da estabilidade e união que se vive atualmente na nossa Faculdade. A minha candidatura a um segundo mandato como Diretor da FMUL, inseriu-se numa lógica de continuidade do trabalho realizado ao longo dos últimos três anos, com o objetivo de implementar e consolidar as várias iniciativas que foram sendo desenvolvidas, bem como o iniciar de outras, que a dinâmica duma estrutura como a FMUL exige, para a colocar numa plataforma ainda mais competitiva a nível nacional e internacional. Neste sentido, foram definidos vários objetivos que se consubstanciam em diversos projetos, alguns dos quais já se encontram a decorrer, e que se pretendem alinhados com os objetivos definidos para a Universidade de Lisboa, com as necessárias adaptações à especificidade da Faculdade de Medicina.
Somos uma Escola que honra o seu passado e que, no presente, se preocupa em cumprir a sua missão e atingir com sucesso os seus objetivos, de forma a construir o futuro e prosseguir a sua visão de alcançar um lugar cimeiro como instituição de referência do ensino médico e da investigação biomédica, no contexto nacional e internacional. "
Joana Sousa
Equipa Editorial