Maria de Sousa recebe Prémio Universidade de Lisboa 2017
size="20"
Maria de Sousa, “uma das primeiras mulheres portuguesas a serem reconhecidas internacionalmente pelas suas descobertas científicas”, Imunologista, Professora Catedrática Jubilada pelo Instituto de Ciências Biomédicas Professor Doutor Abel Salazar, Universidade do Porto e antiga aluna da FMUL recebeu no passado dia 13 de novembro o Prémio Universidade de Lisboa 2017.
Com a atribuição deste Prémio visa-se distinguir uma individualidade pela notável contribuição para o progresso da ciência ou da cultura e, consequentemente, pela projeção de Portugal no mundo.
A alocação da professora iniciou com uma citação de Bernardino Machado “Ser instruído é ser livre. Uma nação sem originalidade, que nada cria, inventa e descobre, e apenas vive de empréstimos materiais ou espirituais, se, pelo prestígio do nome herdado, ainda conserva a sua autonomia, não está longe de perdê-la”.
Em conclusão do seu discurso afirmou que “qualquer português medianamente inteligente terá vergonha” de perder os seus cientistas.