Tome Nota
João Lobo Antunes homenageado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
size="20"
No dia 02 de Novembro pelas 10h30, o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Fausto J. Pinto, conduzirá uma cerimónia de homenagem a João Lobo Antunes, Professor Emérito da FMUL, falecido a 27 de Outubro de 2016. Esta cerimónia decorre no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz e conta com um vasto leque de testemunhos: Teresa Valido, aluna e Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFML), Dr. Carlos Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Prof.ª Doutora M. Carmo Fonseca, Presidente do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) e do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa (IMM) e Prof. Doutor António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa.
A cerimónia deverá prosseguir com uma conferência do Prof. Doutor Walter Oswald, Médico, Professor Universitário e atualmente Conselheiro do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e culminará com o descerramento da placa de atribuição do nome de João Lobo Antunes ao Grande Auditório do Edifício Egas Moniz.
Nascido a 4 de Junho de 1944, João Lobo Antunes, licenciou-se em Medicina em 1968, pela Universidade de Lisboa e Doutorou-se em 1983 em Medicina, pela mesma Universidade. Foi Professor Catedrático de Neurocirurgia da FMUL, Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria e Presidente do Instituto de Medicina Molecular, do qual foi fundador. Em 1996 a sua “tradição humanista” valeu-lhe o Prémio Pessoa e, em 2005, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
O médico do cérebro passou também pelas emoções da escrita, publicando várias obras e centenas de artigos.
A sua última aula teve lugar em 2014, ano em que se jubilou, no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina, o mesmo que agora recebe o seu nome.