size="50"
O Programa Minuto Azul – Contar Saúde com Ciência e Afetos, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa [FMUL], com o apoio da TSF e da Câmara Municipal de Viseu, terminou no passado dia 17 de fevereiro num debate na FMUL.
A iniciativa Minuto Azul – Healthy Food on the Radio (Alimentação Saudável na Rádio), um projeto de comunicação em saúde pública, arrancou em outubro de 2016. Tratou-se de uma parceria entre a Unidade de Comunicação em Saúde do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa (autora), a Câmara Municipal de Viseu (beneficiária) e a TSF (produtora), contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.
Promover a saúde e fazer a prevenção da obesidade através de mensagens-chave que capacitem a audiência para a importância de hábitos alimentares saudáveis, foram alguns dos objetivos desta iniciativa, coordenada pela Dra. Isabel de Santiago, investigadora do Instituto de Medicina Preventiva Saúde Pública da Faculdade de Medicina [IMP-FMUL] e produzida pela TSF.
Durante três meses, foram percorridas as escolas básicas do concelho de Viseu onde se ensinou às crianças 13 regras básicas da alimentação e da roda dos alimentos e também da atividade física. O Minuto Azul atingiu 3.405 crianças e famílias, 225 professores de cinco agrupamentos de Viseu, num total de cerca de 124 turmas.
O programa de rádio contou com a presença de crianças – embaixadores da roda dos alimentos – que, todos os dias úteis, estiveram aos microfones da TSF, previamente capacitadas e empoderadas por uma equipa do IMP-FMUL, alertando para o consumo de alimentos saudáveis, com mensagens-chave devidamente criadas para o efeito.
size="40"As 13 regras básicas ensinadas foram:
Consome cereais integrais diariamente.
Consome peixe, pelo menos duas vezes por semana.
Frutos gordos: o que são e para que servem?
Evita o consumo de bebidas alcoólicas.
Limita a ingestão de sal.
Consome 3 porções de lacticínios diariamente.
Limita o consumo de gorduras.
Consome 5 porções de hortofrutícolas por dia.
Bebe 8 copos de água diariamente.
Reserva o consumo de doces para os dias de festa.
Evita o consumo de refrigerantes
Controla o teu peso corporal
Mexe-te durante 60 minutos por dia
size="40"
Na sessão de encerramento do Projeto que decorreu no Grande Auditório da FMUL estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, Dra. Marta Temido, o Coadjuvante do Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS, Dr. José Camolas, o Diretor da TSF, Dr. Arsénio Reis e o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques. Da FMUL estiveram o Professor Fausto J. Pinto, Diretor da Faculdade, o Professor José Pereira Miguel, Diretor do IMP-FMUL, a Professora Helena Fonseca, Médica Pediátrica do Departamento de Pediatria do CHLN-HSM e Coordenadora da Consulta de Obesidade Pediátrica, a Professora Leonor Bacelar Nicolau, Docente de Economia da Saúde, Medicina Preventiva e Bioestatística e a Dra. Isabel de Santiago, Docente da FMUL de Comunicação em Saúde que para além deste projeto, desenvolveu ainda uma outra série de projetos de comunicação em saúde, nos últimos anos.
Na Conferência foram apresentados os resultados deste projeto e seguiu-se um debate moderado pelo Diretor da TSF onde se falou do tema da obesidade infantil. Em Portugal, uma em cada três crianças tem este problema de saúde e de acordo com a Comissão Europeia, Portugal está entre os países da europa com maior número de crianças afetadas por esta epidemia. A importância da prevenção e da comunicação na saúde pública pode, futuramente, fazer diminuir estes números. Ensinar as crianças sobre a alimentação saudável e a importância da prática do exercício físico deve ser uma preocupação presente. Sobre o projeto, considerou-se que estas são iniciativas se devem replicar no país, de forma a evitar o agravamento deste problema.
Patrocínios:
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt
