Notícias do Pedagógico
Notícias de maio de 2016
Nº 45 | MAI'16
CURIOSIDADES PEDAGÓGICAS
O QUE REVELAM OS GESTOS?
A forma como gesticulamos enquanto falamos pode
revelar informação que vai além do conteúdo verbal
do discurso. Tal acontece também em ambiente de
sala de aula entre professores e estudantes, e o seu
conhecimento pode ajudar a compreender os processos
de aprendizagem e a forma como professor e aluno
apreendem informação mutuamente.
A capacidade de decifrar os gestos neste ambiente
académico pode não só revelar o pensamento do
aluno acerca de determinado problema ou assunto,
como também alterar a forma como o mesmo reflecte
sobre ele.
Poderá ler mais sobre este tema no artigo AQUI
______________________________
Nº 46 | MAI'16
EVENTOS
CNaPPES.16
O CNaPPES (Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas
no Ensino Superior) é um evento que se irá
realizar pela 3.ª vez este ano nos dias 14 e 15 de Julho,
na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Durante o evento existirão Sessões Paralelas que se
destinam à partilha e disseminação de boas práticas
e à aprendizagem entre pares, pretendendo-se
valorizar e promover a excelência pedagógica no
ensino superior. Dessa forma, estão abertas candidaturas
para submissão de artigos ou resumos na área das boas
práticas pedagógicas até ao dia 15 de Maio.
Para informações adicionais acerca das candidaturas,
poderá consultar o website (http://cnappes.org).
______________________________
Nº 47 | MAI'16
EVENTOS
1ª JORNADA DE INOVAÇÃO EM EDUC. MÉDICA
Amanhã terá lugar na Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa a 1.ª Jornada de Inovação
em Educação Médica, das 11h30 às 13h, uma iniciativa
organizada pelo Departamento de Educação Médica.
A palestra do Professor Ronald Harden será uma
oportunidade única para a Pedagogia e Educação Médica
na nossa Escola, sendo o Professor uma figura de relevo
nesta área e o responsável por inovações como o OSCE
ou o Curriculum Mapping.
______________________________
Nº 48 | MAI'16
CURIOSIDADES
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A Inteligência Emocional é um conceito que tem vindo
a ser cada vez mais explorado em diversas áreas,
incluindo na Educação Médica, revelando-se importante no
bem-estar e no desenvolvimento de capacidades sociais,
clínicas e académicas dos estudantes de medicina.
Ao longo do curso, os docentes devem enfatizar a
relevância da empatia e da aquisição de estratégias
de comunicação adequadas, que beneficiam não só
os doentes como os próprios estudantes. Esta intervenção
parece ter o máximo benefício quando iniciada nos anos
clínicos, em vez dos anos pré-clínicos, uma vez que só
nesta altura os estudantes compreendem a importância
deste tipo de capacidades. Percebeu-se ainda que essas
estratégias são melhor apreendidas se forem
concentradas no tempo.
Se quiser ler mais, pode consultar o artigo AQUI
Notícias do PedagógicoFaculdade de Medicina da Universidade de Lisboa