Eventos
Cerimónia de Entrega do Prémio Pulido Valente Ensino 2016
A 23ª Edição da Entrega do Prémio Pulido Valente Ensino decorreu no passado dia 5 de maio, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa.
O Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa, Prof. Melo Cristino abriu a sessão cumprimentando os assistentes. Na mesa estiveram presentes o Dr. Francisco Pulido Valente (Presidente da Fundação), o Dr. Carlos Monjardino (Presidente da Fundação Monjardino), o Prof. Jacinto Monteiro em representação da Direção do Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Prof. Mamede de Carvalho (Sub Diretor da FMUL), o Prof. Rui Vitorino, Presidente da Clínica Universitária de Medicina II, o Prof. Ducla Soares, Vice-Presidente do Conselho Científico e o Prof. Bruno Silva Santos, conferencista convidado.
No seu discurso, o Prof. Melo Cristino recordou quem foi o Prof. Pulido Valente, pioneiro da investigação clinico-laboratorial. Iniciou o seu trabalho no Instituto Câmara Pestana tendo dedicado grande parte dos seus estudos à Sifilis. Entre 1920 e 1947 foi regente da disciplina de Clínica Médica-Medicina Interna, área homenageada pelo prémio.
O Prof. Rui Victorino apresentou o Conferencista, o Prof. Bruno Silva Santos, referindo a grande admiração que tem por ele, como um “cientista não-médico”, “ entusiasta das ciências básicas que consegue entusiasmar os estudantes de medicina a interessarem-se pela área e consegue que a tragam para a “cabeceira do doente”.
Licenciado em Bioquímica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desenvolveu posteriormente um trabalho no Centro de Química e Bioquímica ligado à Microbiologia, iniciou posteriormente uma edição do Programa de Doutoramento da Gulbenkian, na University College of London, interessando-se pelo estudo das células gama delta. Atualmente, com 42 anos, tem 70 publicações em revistas internacionais de prestígio na área das ciências.
Como principal característica ressalvou a sua grande capacidade de fazer com que os estudantes se interessem pela ciência e pela investigação.
A apresentação do Prof. Bruno Silva Santos teve como título “Estudo e manipulação de linfócitos T para imunoterapia do cancro”. A imunoterapia do cancro representa uma mudança de paradigma no tratamento do cancro, pois em vez de interpretar que o alvo é o tumor per se e tentar inibir o seu crescimento ou eliminá-lo com drogas, pensa-se em usar o hospedeiro, ativamente, para que seja ele a destruir o tumor que se instalou no organismo.
Antes de proceder à entrega do prémio, o Dr. Francisco Pulido Valente, Presidente da Fundação Pulido Valente, recordou o seu pai, o Engº Fernando Pulido Valente, falecido a 20 de janeiro deste ano, como grande impulsionador e presidente da Fundação durante muitos anos, uma pessoa com enorme empenho e dedicação.
A sessão terminou com a entrega do Prémio ao aluno Bruno Miguel Lopes Rocha que teve a melhor média em Medicina Interna II, no ano letivo 2014/2015, com 19 valores.