Eventos
1ª Jornada de Inovação em Educação Médica
A 1ª Jornada de Inovação em Educação Médica, organizada pelo Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina [DEM-FMUL], decorreu no dia 18 de maio, na Aula Magna da FMUL. Teve como convidado principal o Professor Ronald Harden, professor emérito em Educação Médica da Universidade de Dundee no Reino Unido.
O Professor António Vaz Carneiro, Diretor do DEM-FMUL, detalhou todo o programa de atividades do DEM para o ano de 2016, sublinhando a disponibilidade da respetiva equipa em apoiar pedagogicamente as disciplinas do MIM, oferecer ações de formação sobre educação médica e criar equipas de investigação em educação médica, reforçando ainda no seu discurso que os alunos devem ser mais interventivos nas aulas, participativos e terem um papel mais ativo.
A Professora Madalena Patrício, Subdiretora do DEM, apresentou o orador, Prof. Ronald Harden, sublinhando a importância da presença na FMUL desta grande figura da educação médica mundial, agradecendo-lhe o apoio ao DEM.
O Professor Ronald Harden referiu a necessidade dos professores serem, cada vez mais, profissionais de excelência. Profissionais que desempenham o seu trabalho com paixão e entusiasmo, partilhando ideias com os seus alunos.
A Sessão contou com uma Aula Magna cheia de docentes e alunos e com intervenções e troca de ideias entre os conferencistas e o público presente.
Keynote speaker:
Prof Ronald Harden
OBE MD FRCP (GLAS.) FRCS (ED.) FRCPC
Professor of Medical Education (Emeritus), University of Dundee,
General Secretary of AMEE and Editor of Medical Teacher
r.m.harden@dundee.ac.uk
The teacher is key to the success of an education programme. What makes a teacher good or excellent? What changes should be adopted for a better teaching?
The importance of the teacher is now recognised. With appropriate staff development, poor teachers can be good teachers and good teachers can be excellent teachers. The teacher is not simply a technician with technical skills but a professional with an appropriate approach to their work including passion and enthusiasm, an understanding of basic educational principles, informed decision making and collaboration as a member of a team. A good teacher is an enquirer into their own competence and keeps up to date with current approaches to teaching and learning in the healthcare professions.
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt