Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
54
Janeiro 2016
(Visite a edição completa)
Notícias do Pedagógico
Notícias de janeiro de 2016

pedag

Nº 33 | JAN'16
SABIA QUE...?
FRAUDE ACADÉMICA DURANTE OS EXAMES


As práticas fraudulentas cometidas por alunos
com o objectivo de se beneficiarem a si próprios
são comuns e podem ser prevenidas por
docentes da Faculdade
, promovendo a conduta
ética e zelando pela justiça entre alunos
. É
essencial que a honestidade seja respeitada e
que as classificações reflitam verdadeiramente o
empenho e trabalho dos alunos.

Para saber como prevenir a fraude na época de
exames
que se avizinha, veja estas recomendações,
porque evitar fraude é uma responsabilidade
não só de alunos mas também de docentes.
______________________________

Nº 34 | JAN'16
EVENTOS
MOOC: DESENVOLVIMENTO
DE CONTEÚDOS ACESSÍVEIS


A Universidade de Lisboa encontra-se
atualmente a promover um
Massive Open Online Course (MOOC)
em Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis,
criado pelo e-Learning Lab da UL,
no âmbito do projeto de
financiamento europeu ESVI-AL.

Este curso destina-se a docentes, dos vários
níveis de ensino, com particular interesse
na criação de materiais educativos digitais.

O curso terá início já no próximo dia
9 de fevereiro 
e a participação
é gratuita
. Para saber mais informações e
proceder à inscrição aceda aqui.

______________________________

Nº 35 | JAN'16
RECORDAR O REGULAMENTO PEDAGÓGICO
CONSULTA E REVISÃO DE PROVA


Já conhece todos os artigos do Regulamento
Pedagógico
?
Relembre aqui alguns pontos sobre anulação de
questões e consulta de prova
.

ANULAÇÃO DE QUESTÕES - Artigo 14.º (adap.) 
"1- A anulação de questões de provas de
avaliação escrita ocorre após verificação (...)
seguintes irregularidades:
a) Não corresponde aos conteúdos
programáticos; b) matéria que não foi lecionada
em aulas e que não consta dos elementos de
estudo fornecidos; c) formulada de forma
incorrecta; d) mais do que uma opção pode ser
considerada correta; e) questões ou alíneas
repetidas.
2 - A cotação da questão anulada será
integralmente atribuída a todos os alunos que
tenham errado (...);"
CONSULTA DE PROVA - Artigo 15.º (adap.) 
“1 - Os alunos têm direito à consulta direta de
todos os elementos escritos de avaliação (...).
2- (...) o aluno deverá ter acesso ao enunciado da
prova (...) Se tal não for possível, devem as
questões em que a percentagem de erro for igual
ou superior a 85% ser revistas (...).
(...)
4 - Os prazos estabelecidos para consulta de
prova (...) não podem ter uma duração inferior a
48 horas e a consulta de prova deve ser facultada
até 3 dias úteis antes da realização de qualquer
outra avaliação (...).”

Para consultar o Regulamento Pedagógico
na íntegra aceda aqui.
______________________________


Nº 36 | JAN'16
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
FLIPPED CLASSROOM


Nos últimos anos têm surgido várias ferramentas
e modelos de ensino, que têm permitido uma
evolução dos processos de ensino-aprendizagem.

Um exemplo destes novos modelos pedagógicos
é a “FLIPPED CLASSROOM”, que se baseia na
visualização prévia à aula de pequenos vídeos
elaborados pelo docente e disponibilizados aos alunos,
acerca do tema sobre o qual a aula irá incidir.
Esta será assim posteriormente dedicada à
resolução de exercícios, elaboração de projectos,
debate e discussão do tema.
Este conceito assenta nos pressupostos de uma
aprendizagem ativa, permitindo assim que o tempo
de aula seja destinado à aplicação prática de
conhecimentos e competências e estimulando
a autonomia
dos estudantes.

Se quiser saber mais acerca deste modelo veja aqui


Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Notícias do Pedagógico

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Canal do Elogio
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais