Nº 33 | JAN'16
SABIA QUE...?
FRAUDE ACADÉMICA DURANTE OS EXAMES
As práticas fraudulentas cometidas por alunos
com o objectivo de se beneficiarem a si próprios
são comuns e podem ser prevenidas por
docentes da Faculdade, promovendo a conduta
ética e zelando pela justiça entre alunos. É
essencial que a honestidade seja respeitada e
que as classificações reflitam verdadeiramente o
empenho e trabalho dos alunos.
Para saber como prevenir a fraude na época de
exames que se avizinha, veja estas recomendações,
porque evitar fraude é uma responsabilidade
não só de alunos mas também de docentes.
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Nº 34 | JAN'16
EVENTOS
MOOC: DESENVOLVIMENTO
DE CONTEÚDOS ACESSÍVEIS
A Universidade de Lisboa encontra-se
atualmente a promover um
Massive Open Online Course (MOOC)
em Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis,
criado pelo e-Learning Lab da UL,
no âmbito do projeto de
financiamento europeu ESVI-AL.
Este curso destina-se a docentes, dos vários
níveis de ensino, com particular interesse
na criação de materiais educativos digitais.
O curso terá início já no próximo dia
9 de fevereiro e a participação
é gratuita. Para saber mais informações e
proceder à inscrição aceda aqui.
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Nº 35 | JAN'16
RECORDAR O REGULAMENTO PEDAGÓGICO
CONSULTA E REVISÃO DE PROVA
Já conhece todos os artigos do Regulamento
Pedagógico?
Relembre aqui alguns pontos sobre anulação de
questões e consulta de prova.
ANULAÇÃO DE QUESTÕES - Artigo 14.º (adap.)
"1- A anulação de questões de provas de
avaliação escrita ocorre após verificação (...)
seguintes irregularidades:
a) Não corresponde aos conteúdos
programáticos; b) matéria que não foi lecionada
em aulas e que não consta dos elementos de
estudo fornecidos; c) formulada de forma
incorrecta; d) mais do que uma opção pode ser
considerada correta; e) questões ou alíneas
repetidas.
2 - A cotação da questão anulada será
integralmente atribuída a todos os alunos que
tenham errado (...);"
CONSULTA DE PROVA - Artigo 15.º (adap.)
“1 - Os alunos têm direito à consulta direta de
todos os elementos escritos de avaliação (...).
2- (...) o aluno deverá ter acesso ao enunciado da
prova (...) Se tal não for possível, devem as
questões em que a percentagem de erro for igual
ou superior a 85% ser revistas (...).
(...)
4 - Os prazos estabelecidos para consulta de
prova (...) não podem ter uma duração inferior a
48 horas e a consulta de prova deve ser facultada
até 3 dias úteis antes da realização de qualquer
outra avaliação (...).”
Para consultar o Regulamento Pedagógico
na íntegra aceda aqui.
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Nº 36 | JAN'16
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
FLIPPED CLASSROOM
Nos últimos anos têm surgido várias ferramentas
e modelos de ensino, que têm permitido uma
evolução dos processos de ensino-aprendizagem.
Um exemplo destes novos modelos pedagógicos
é a “FLIPPED CLASSROOM”, que se baseia na
visualização prévia à aula de pequenos vídeos
elaborados pelo docente e disponibilizados aos alunos,
acerca do tema sobre o qual a aula irá incidir.
Esta será assim posteriormente dedicada à
resolução de exercícios, elaboração de projectos,
debate e discussão do tema.
Este conceito assenta nos pressupostos de uma
aprendizagem ativa, permitindo assim que o tempo
de aula seja destinado à aplicação prática de
conhecimentos e competências e estimulando
a autonomia dos estudantes.
Se quiser saber mais acerca deste modelo veja aqui
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Notícias do Pedagógico
