Notícias FMUL
Visita à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa pelos Avaliadores da EUA
Introdução
A European University Association (EUA) representa instituições de ensino terciário de 46 países constituindo um fórum de actualização e cooperação das tendências nos domínios das políticas de educação no ensino superior e investigação. A EUA perspectiva que as universidades Europeias do futuro representem “(…) a system of academic institutions with highly diversified profiles, providing a wide spectrum of graduate qualifications and facilitating the mobility of staff and students”.
Da Missão da EUA destaca-se o empenho em desenvolver, no contexto global, parcerias no ensino e investigação entre a Europa e os outros continentes.
De entre as actividades da EUA, salienta-se o apoio às instituições nos processos de reforma, reforçando as lideranças e fortalecendo a transferência de conhecimento com a sociedade civil. No programa de trabalho para 2009-2010 da EUA consta no ponto III dos Serviços Prestados aos Membros da EUA, na alínea 1. Institutional Evaluation Programme, “(…) the third round of evaluation of institutions in Portugal (...)”.
A Universidade de Lisboa (UL), na pessoa do seu Reitor, Professor António Nóvoa, candidatou-se à avaliação pela EUA. Na sequência da aceitação foi nomeada por despacho reitoral, de 18 de Fevereiro de 2008, uma comissão, “The Self- Evaluation Steering Committee (SESC)”, constituída por dois membros do reitorado, três professores (FM, FD, FC) cinco membros superiores não académicos e um estudante. A SESC procedeu à calendarização de actividades de auto-avaliação conducentes à produção de um relatório de auto-avaliação da UL, a ser enviado à equipa de avaliadores e à preparação das suas visitas preliminar e principal.
A elaboração do relatório de auto-avaliação esteve sobre a coordenação da Pró-Reitora Professora Ana Nunes de Almeida. A versão final do relatório foi enviada pelo Reitor da UL Professor António Nóvoa aos Directores e Presidentes dos Conselhos Directivos de todas as Unidades Orgânicas, Institutos e outros e à Associação dos Estudantes da UL para se pronunciarem. Após a introdução das sugestões recebidas, o relatório foi enviado aos avaliadores da EUA e colocado on line no site da UL, acompanhado das Guidelines e da apresentação dos avaliadores.
A visita preliminar, coordenada pela Pró-Reitora Professora Ana Nunes de Almeida, foi preparada de acordo com o horário e requisitos apontados nas guidelines e pelos avaliadores.
Prof. Miguel Oliveira e Silva, Prof. Henrik Toft Jensen, Rossela Iraci Capucinello, Prof. Dionyssis Kladis, Prof. Carlota Saldanha, Prof. Ana Sebastião e Prof. Rui Victorino
Visita à FMUL pelos avaliadores da EUA
A FMUL foi seleccionada, a par da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e do Instituto de Ciências Sociais, para receber os avaliadores segundo um horário que contemplava de modo sequencial as entrevistas com o Director com professores de diversas áreas que não ocupassem órgãos dirigentes e com os alunos representantes dos vários anos de escolaridade, e ou de diversos cursos como no caso das FCUL e FBAUL. Os tópicos das reuniões estão descritos na EUA Site Visit, Schedule (www.ul.pt).
No dia 18 de Março, à hora marcada, os avaliadores Professor Henrik Toft Jensen, Professor Dionyssis Kladis e a estudante de doutoramento, Rossela Iraci Capucinello, reuniram durante 30 minutos com o Director da FMUL, Professor José Fernandes e Fernandes. A introdução da FMUL, tal como recomendado no Schedul, foi–lhes entregue pelo Director em formato digital e em papel com descrição com informações sobre a missão, gestão, estratégias, reforma curricular, programas de pós-graduação, mestrados e doutoramentos bem como indicadores da actividade científica, o perfil do financiamento da FMUL, desde 2003, e a missão do Centro Académico de Medicina, contemplado tanto nos estatutos da FMUL como nos da UL.
Após o tempo estabelecido para a reunião que decorreu numa das salas da Direcção e Conselhos ,os avaliadores reuniram durante 60 minutos com os professores Rui Victorino, Miguel Oliveira e Silva, Ana Sebastião e Carlota Saldanha.
De seguida, conversaram com 12 alunos, dois de cada ano escolar, em paridade de género em cada ano. Foi entregue aos avaliadores uma folha com as fotografias, anos e endereços electrónicos dos alunos. A selecção dos alunos foi feita pela comissão de curso de cada ano entre os que estavam disponíveis e dominavam o idioma inglês. A reunião durou 75 minutos,
Prof. Henrik Toft Jensen, Prof. Dionyssis Kladis, Rossela Iraci Capucinello e Prof. J. Fernandes e Fernandes; avaliadores e estudantes
Carlota Saldanha
Nota da Equipa Editorial
O Self-Evaluation Report apresentado pela Universidade de Lisboa, elaborado de acordo com as Guidelines da EUA, debruça-se sobre aspectos como o Contexto Institucional da UL, Normas e Valores da Instituição, Organização e Actividades e Práticas de Qualidade da UL.
No documento são, também, abordadas questões consideradas cruciais para o desenvolvimento estratégico da UL como o relacionamento com outras Instituições de Ensino Superior da cidade de Lisboa, o papel e o estatuto das unidades de investigação na UL e os estudos pós-graduados.
A finalizar, é feita referência às mudanças, em curso ou a implementar, que contribuem para melhorar e fortalecer a instituição.
Avaliação Institucional da EUA na Universidade de Lisboa
A European University Association (EUA) representa instituições de ensino terciário de 46 países constituindo um fórum de actualização e cooperação das tendências nos domínios das políticas de educação no ensino superior e investigação. A EUA perspectiva que as universidades Europeias do futuro representem “(…) a system of academic institutions with highly diversified profiles, providing a wide spectrum of graduate qualifications and facilitating the mobility of staff and students”.
Da Missão da EUA destaca-se o empenho em desenvolver, no contexto global, parcerias no ensino e investigação entre a Europa e os outros continentes.
De entre as actividades da EUA, salienta-se o apoio às instituições nos processos de reforma, reforçando as lideranças e fortalecendo a transferência de conhecimento com a sociedade civil. No programa de trabalho para 2009-2010 da EUA consta no ponto III dos Serviços Prestados aos Membros da EUA, na alínea 1. Institutional Evaluation Programme, “(…) the third round of evaluation of institutions in Portugal (...)”.
A Universidade de Lisboa (UL), na pessoa do seu Reitor, Professor António Nóvoa, candidatou-se à avaliação pela EUA. Na sequência da aceitação foi nomeada por despacho reitoral, de 18 de Fevereiro de 2008, uma comissão, “The Self- Evaluation Steering Committee (SESC)”, constituída por dois membros do reitorado, três professores (FM, FD, FC) cinco membros superiores não académicos e um estudante. A SESC procedeu à calendarização de actividades de auto-avaliação conducentes à produção de um relatório de auto-avaliação da UL, a ser enviado à equipa de avaliadores e à preparação das suas visitas preliminar e principal.
A elaboração do relatório de auto-avaliação esteve sobre a coordenação da Pró-Reitora Professora Ana Nunes de Almeida. A versão final do relatório foi enviada pelo Reitor da UL Professor António Nóvoa aos Directores e Presidentes dos Conselhos Directivos de todas as Unidades Orgânicas, Institutos e outros e à Associação dos Estudantes da UL para se pronunciarem. Após a introdução das sugestões recebidas, o relatório foi enviado aos avaliadores da EUA e colocado on line no site da UL, acompanhado das Guidelines e da apresentação dos avaliadores.
A visita preliminar, coordenada pela Pró-Reitora Professora Ana Nunes de Almeida, foi preparada de acordo com o horário e requisitos apontados nas guidelines e pelos avaliadores.
Prof. Miguel Oliveira e Silva, Prof. Henrik Toft Jensen, Rossela Iraci Capucinello, Prof. Dionyssis Kladis, Prof. Carlota Saldanha, Prof. Ana Sebastião e Prof. Rui Victorino
Visita à FMUL pelos avaliadores da EUA
A FMUL foi seleccionada, a par da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e do Instituto de Ciências Sociais, para receber os avaliadores segundo um horário que contemplava de modo sequencial as entrevistas com o Director com professores de diversas áreas que não ocupassem órgãos dirigentes e com os alunos representantes dos vários anos de escolaridade, e ou de diversos cursos como no caso das FCUL e FBAUL. Os tópicos das reuniões estão descritos na EUA Site Visit, Schedule (www.ul.pt).
No dia 18 de Março, à hora marcada, os avaliadores Professor Henrik Toft Jensen, Professor Dionyssis Kladis e a estudante de doutoramento, Rossela Iraci Capucinello, reuniram durante 30 minutos com o Director da FMUL, Professor José Fernandes e Fernandes. A introdução da FMUL, tal como recomendado no Schedul, foi–lhes entregue pelo Director em formato digital e em papel com descrição com informações sobre a missão, gestão, estratégias, reforma curricular, programas de pós-graduação, mestrados e doutoramentos bem como indicadores da actividade científica, o perfil do financiamento da FMUL, desde 2003, e a missão do Centro Académico de Medicina, contemplado tanto nos estatutos da FMUL como nos da UL.
Após o tempo estabelecido para a reunião que decorreu numa das salas da Direcção e Conselhos ,os avaliadores reuniram durante 60 minutos com os professores Rui Victorino, Miguel Oliveira e Silva, Ana Sebastião e Carlota Saldanha.
De seguida, conversaram com 12 alunos, dois de cada ano escolar, em paridade de género em cada ano. Foi entregue aos avaliadores uma folha com as fotografias, anos e endereços electrónicos dos alunos. A selecção dos alunos foi feita pela comissão de curso de cada ano entre os que estavam disponíveis e dominavam o idioma inglês. A reunião durou 75 minutos,
Prof. Henrik Toft Jensen, Prof. Dionyssis Kladis, Rossela Iraci Capucinello e Prof. J. Fernandes e Fernandes; avaliadores e estudantes
Carlota Saldanha
Nota da Equipa Editorial
O Self-Evaluation Report apresentado pela Universidade de Lisboa, elaborado de acordo com as Guidelines da EUA, debruça-se sobre aspectos como o Contexto Institucional da UL, Normas e Valores da Instituição, Organização e Actividades e Práticas de Qualidade da UL.
No documento são, também, abordadas questões consideradas cruciais para o desenvolvimento estratégico da UL como o relacionamento com outras Instituições de Ensino Superior da cidade de Lisboa, o papel e o estatuto das unidades de investigação na UL e os estudos pós-graduados.
A finalizar, é feita referência às mudanças, em curso ou a implementar, que contribuem para melhorar e fortalecer a instituição.
Avaliação Institucional da EUA na Universidade de Lisboa