Mais e Melhor
Missão Move-te Mais Cabo Verde 2013
Testemunho de Ana Pacheco, voluntária e Presidente da Associação Move-te Mais em 2012/2013, actualmente estagiária de 6º ano no Hospital Dr. Agostinho Neto, na Cidade da Praia, Cabo Verde.
Em que consistiu a Missão Move-te Mais Cabo Verde 2013?
A missão internacional Move-te Mais Cabo Verde 2013, na Ilha de Santo Antão, deu continuidade ao trabalho iniciado nas missões de voluntariado anteriores.
Pelo terceiro ano consecutivo, temos vindo a desenvolver a nossa intervenção em parceria com a Câmara Municipal de Porto Novo e, pelo segundo ano, com a Câmara Municipal de Paúl, com o objectivo de abrangermos o maior número de comunidades possível neste programa de saúde pública, que se destina a todas as faixas etárias, em níveis diferentes de abordagem.
A missão teve, uma vez mais, a duração de um mês, em Setembro: primeira quinzena no concelho de Porto Novo; segunda quinzena no concelho de Paúl.
O critério utilizado para a definição do plano de intervenção foi abranger localidades que não tinham sido intervencionadas nas missões anteriores, dando resposta às necessidades apontadas pelas equipas das Câmaras Municipais e respectivas Delegacias de Saúde.
As nossas intervenções consistiram na implementação de estratégias de educação para a saúde e de actividades de promoção de saúde pública e prevenção, capazes de ajudar a colmatar algumas das necessidades que estes concelhos apresentam. Contam-se entre essas actividades palestras interactivas, rastreios cardiovasculares e aconselhamento clínico, distribuição de material informativo, torneios desportivos, peddy-papers de aferição de conhecimentos, entre outras.
Foram objecto do nosso enfoque os seguintes temas: alcoolismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes mellitus, alimentação e estilos de vida saudáveis, higiene oral, higiene alimentar, mudanças na puberdade, gravidez precoce, sexualidade e DST’s (incluindo VIH/SIDA), contracepção, sinais de alarme de vários tipos de cancro, doenças transmitidas por mosquitos, doenças diarreicas e tuberculose. Mais ainda, fomos agentes activos de divulgação da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a rubéola, promovida pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde
Feito o balanço, considero que a Missão Move-te Mais Cabo Verde deve manter-se anualmente, pelo seu impacto e pelo potencial que existe nas fortes relações com os nossos parceiros (Câmara Municipal Porto Novo e Câmara Municipal Paúl) para o desenvolvimento de um trabalho continuado e cada vez mais sólido e interventivo.
E o que traz esta missão aos voluntários?
Esta foi a minha segunda missão em Santo Antão e foi como regressar a uma já “minha casa”, revendo lugares e pessoas que me são muito queridas, fazendo novas amizades, coleccionando experiências, profissionais e humanas. A morabeza cabo-verdiana que se sente em ambos os concelhos não tem comparação; conheci pessoas com um coração do tamanho do mundo que nunca esquecerei e as palavras não chegariam para lhes agradecer todo o seu carinho e amizade sinceros.
Enquanto voluntária, é minha opinião que este tipo de experiências no terreno, seja qual for a missão e o país, é algo que nos completa enquanto pessoas, que nos humaniza e que nos permite crescer também em termos de formação académica e profissional, tudo componentes essenciais ao exercício da Medicina e que não podem nem devem ser olvidadas.
Esta é uma missão extremamente gratificante e com excelente feedback por parte das comunidades intervencionadas e das pessoas com quem trabalhamos, que expressam enorme gratidão e vontade de nos receberem de novo para continuar este trabalho meritório, que tanto nos motiva!
Uma antiga voluntária do nosso grupo disse uma vez: “Quando África entra em nós, nunca mais sai”. Dentro de mim, que sonhava com isto desde criança, estas palavras tornaram-se uma verdade absoluta. Estas experiências em Cabo Verde transformaram-me e foi também por isso, aliado à prática clínica que aqui posso encontrar, que decidi permanecer cá para fazer parte do meu estágio de 6º ano.
Quando regressar a Portugal, regressarei com uma saudade imensa (ao bom estilo português) deste trabalho voluntário, das cores, dos cheiros, das paisagens, dos ritmos, das mornas e, principalmente, das pessoas que se cruzaram no meu caminho e de tudo o que aprendi com elas.
O trabalho voluntário que fazemos será sempre um trabalho de mérito e de muito valor para os nossos parceiros e todas as comunidades.
Por tudo isto e muito mais, só desejo que a Associação Move-te Mais, a que tanto me dediquei, continue a crescer e a proporcionar experiências destas, dentro e além-fronteiras, a todos os seus voluntários, porque é certo que não se arrependerão e voltarão com perspectivas diferentes e um novo olhar sobre o mundo e a vida.
Ana Isabel Neves Pacheco
Ex – Presidente da Associação Move-te Mais
Estudante de 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina
17 de Outubro de 2013