Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
30
Dezembro 2012
(Visite a edição completa)
Eventos
Hospital dos Pequeninos - Edição Novembro 2012
 
Nos passados dias 26 de Novembro a 1 de Dezembro, decorreu a XI Edição do Hospital dos Pequeninos organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML). Como já vem sendo hábito, este evento ocupou o Refeitório I dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa, utilizando a sua localização central no Campus Universitário e na Cidade de Lisboa como meio facilitador para chegada de todas as crianças ao Hospital dos Pequeninos.

Este projecto foi iniciado pela EMSA (European Medical Students' Association), e o objectivo primário deste projecto é reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando têm de recorrer aos cuidados de saúde, seja por doença ou por rotina, facilitando assim a sua relação com todos os profissionais de saúde, contribuindo, em última análise, para o bem-estar das crianças.

Para se conseguir atingir este objectivo contou-se com a participação de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Utilizando a representação e o teatro, efectuou-se a transferência dos actos e preocupações médicas para o pequeno boneco trazido pelas crianças, demonstrando que a procura de profissionais de saúde ocorre em ambiente protegido e que tem como objectivo final o crescimento e vida saudável.

 
Ao entrar no Hospital dos Pequeninos as crianças confrontam o seu boneco com uma situação muito semelhante àquela com a que são confrontadas num Serviço de Urgência Hospitalar: aguardam numa sala de espera, que, um pouco ao invés do que acontece na realidade é animada, divertida e muito menos aborrecida que qualquer outro hospital do país. É com alguma vergonha que se dirigem para a triagem, onde as crianças contam pela primeira vez a História Clínica dos bonecos, alguns fornecendo uma anamnese rica em sintomas, muitos deles já experienciados pelas próprias crianças. Com o decréscimo progressivo de ansiedade as crianças passam pelas consultas médicas, onde medem a febre, auscultam, testam os reflexos e interagem activamente na cura do seu “pequeno amigo”; São posteriormente encaminhados para as análises clínicas onde descobrem o que significa “desinfecção” e que as agulhas e seringas são apenas instrumentos com o propósito de cuidar. A imagiologia, o passo seguinte, é quase sempre estação de deslumbre e descoberta, compreendendo a importância do Rx e de outras Técnicas de Imagem. Depois de todos os Exames Complementares de Diagnóstico segue-se um dos passos mais interactivos, a cirurgia – aqui as crianças sentem a responsabilidade e seriedade de um tratamento cirúrgico, sendo vestidas como cirurgiões e utilizando materiais o mais próximo do real possível, enquadrando a situação na representação base. Após o complexo procedimento, as crianças acompanham o seu boneco até à sala de tratamentos, onde este recupera dos actos médicos até há altura realizados.

E como numa típica ida ao Hospital, o passo seguinte é a visita à Farmácia, onde as crianças contactam com as diversas fórmulas de administração da terapêutica.

Por fim, para alertar as crianças para a importância da saúde oral e alimentação saudável, os últimos dois passos da visita ao Hospital dos Pequeninos consistem na ida ao Dentista e Nutricionista. No primeiro, as crianças, juntamente com o dentista, ensinam os seus bonecos a lavar correctamente os dentes. No último passo são as próprias crianças que indicam quais os alimentos saudáveis e através do diálogo e explicações simples, percebem a importância da diversidade alimentar.

 
É ainda imprescindível que todos os que trabalham, ou virão a trabalhar, com crianças possam adquirir capacidade de inter-relacionamento com as mesmas, respeitando o seu espaço e conquistando-o. Estas capacidades facilitam não só a interacção médico-doente mas também a percepção de sintomas e por consequência um diagnóstico e tratamento mais precoces e efectivos.

Esta actividade contou com a participação de cerca de 2500 crianças, um acréscimo relativamente a anos anteriores, o que demonstra o crescente interesse de escolas e famílias pelo projecto traduzindo o reconhecimento de que é uma mais-valia para as crianças compreenderem melhor o “mundo da saúde”.

 

Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos
Diana Henriques da Silva
hpequeninos@aefml.pt
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais