Nota Editorial
Omeletas sem Ovos
O Ano de 2009 terá como principais desafios três dimensões importantes: a primeira, a mudança decorrente da reestruturação da Faculdade com os novos Estatutos que entrarão em vigor durante o 2º trimestre de 2009; a segunda vertente, a consolidação da alteração curricular do Curso de Medicina e o ultrapassar os 2000 alunos de pré-graduação; e, por último, a implementação em definitivo de software informático que introduzirá melhorias significativas na relação Faculdade/Utilizador.
Como é lógico, a alteração dos Estatutos da Faculdade ir-se-á reflectir na orgânica dos seus serviços. Ao mesmo tempo, a necessidade de fazer melhor com as mesmas pessoas irá levar a que esta reorganização seja sustentada num focus funcional, em que a tarefa será compatibilizada com o modelo organizativo.
Daqui advém o desafio organizacional de se encontrarem respostas capazes e imaginativas, que terminem com as estruturas rígidas e piramidais, perspectivando novos projectos transversais, de cariz matricial, em que os serviços se envolvem com o focus da tarefa a realizar.
O crescimento do número de alunos e a consolidação da alteração curricular no curso de Medicina da Faculdade irão, em 2009, obrigar a alterações da componente organizativa. Desde já a gestão dos espaços e horários, assim como, a necessidade de procurar cada vez mais uma secretaria electrónica para dar resposta às necessidades dos alunos.
Neste sentido, os projectos para os serviços passam pela instalação de um programa electrónico de lançamento de notas, disponível para o 2º semestre do presente ano lectivo, e o novo site do Instituto de Formação Avançada, com o lançamento de uma plataforma de secretaria virtual, onde tudo estará ao acesso de um clic, assegurando a possibilidade de ir de encontro às expectativas de quem nos procura.
Também a integração da gestão dos recursos humanos e a parte financeira é um dos objectivos de 2009, podendo-se criar uma informação para a gestão nunca antes disponibilizada e de vital importância para as organizações modernas.
Quanto aos espaços de atendimento, 2009 será o ano da modernização dos serviços académicos da Faculdade, que passarão a estar ao dispor dos utentes no espaço ao lado da sala de alunos, com um serviço moderno, em que as condições de trabalho e de atendimento serão a maior preocupação.
Será também este o ano em que serão lançados vários inquéritos de satisfação sobre os serviços, que irão servir de base a uma avaliação dos mesmos, que se quer constante e reactiva às mudanças sempre necessárias. A participação de todos será muito importante para a obtenção de resultados válidos, que nos permitam tirar ensinamentos.
Infelizmente, nem tudo são boas notícias. Todos estes desafios estão constrangidos por um orçamento exactamente igual ao do ano de 2008, onde não é tido em conta o aumento dos salários da administração pública e, por isso mesmo, irá exigir de nós uma maior eficiência na gestão dos custos e um engenho maior na arrecadação de receitas.
Na verdade, o grande desafio de 2009 será: “como fazer omeletas sem ovos”.
Como é lógico, a alteração dos Estatutos da Faculdade ir-se-á reflectir na orgânica dos seus serviços. Ao mesmo tempo, a necessidade de fazer melhor com as mesmas pessoas irá levar a que esta reorganização seja sustentada num focus funcional, em que a tarefa será compatibilizada com o modelo organizativo.
Daqui advém o desafio organizacional de se encontrarem respostas capazes e imaginativas, que terminem com as estruturas rígidas e piramidais, perspectivando novos projectos transversais, de cariz matricial, em que os serviços se envolvem com o focus da tarefa a realizar.
O crescimento do número de alunos e a consolidação da alteração curricular no curso de Medicina da Faculdade irão, em 2009, obrigar a alterações da componente organizativa. Desde já a gestão dos espaços e horários, assim como, a necessidade de procurar cada vez mais uma secretaria electrónica para dar resposta às necessidades dos alunos.
Neste sentido, os projectos para os serviços passam pela instalação de um programa electrónico de lançamento de notas, disponível para o 2º semestre do presente ano lectivo, e o novo site do Instituto de Formação Avançada, com o lançamento de uma plataforma de secretaria virtual, onde tudo estará ao acesso de um clic, assegurando a possibilidade de ir de encontro às expectativas de quem nos procura.
Também a integração da gestão dos recursos humanos e a parte financeira é um dos objectivos de 2009, podendo-se criar uma informação para a gestão nunca antes disponibilizada e de vital importância para as organizações modernas.
Quanto aos espaços de atendimento, 2009 será o ano da modernização dos serviços académicos da Faculdade, que passarão a estar ao dispor dos utentes no espaço ao lado da sala de alunos, com um serviço moderno, em que as condições de trabalho e de atendimento serão a maior preocupação.
Será também este o ano em que serão lançados vários inquéritos de satisfação sobre os serviços, que irão servir de base a uma avaliação dos mesmos, que se quer constante e reactiva às mudanças sempre necessárias. A participação de todos será muito importante para a obtenção de resultados válidos, que nos permitam tirar ensinamentos.
Infelizmente, nem tudo são boas notícias. Todos estes desafios estão constrangidos por um orçamento exactamente igual ao do ano de 2008, onde não é tido em conta o aumento dos salários da administração pública e, por isso mesmo, irá exigir de nós uma maior eficiência na gestão dos custos e um engenho maior na arrecadação de receitas.
Na verdade, o grande desafio de 2009 será: “como fazer omeletas sem ovos”.
