Eventos
Dia Solidário - Confraria São Vicente de Paulo




De manhã foram desenvolvidas as actividades de exterior, que envolveram a limpeza do terreno, pinturas, jardinagem e limpeza de anexos. Após o almoço, estas actividades continuaram para todos os que assim o entenderam, ao mesmo tempo que os restantes visitavam as utentes idosas da Confraria, tendo levado o lanche, música e, principalmente, a sua companhia.
No final, era visivel a satisfação de todos (voluntários e membros da confraria) pelo sucesso deste dia. Fica a intenção de para o ano voltarmos a repetir, nesta ou noutra instituição que necessite.
Por último, uma palavra de agradecimento a todos os voluntários que se inscreveram e que tão generosamente deram o seu tempo e a sua disponibilidade para trabalhar e colaborar. Agradecemos de igual forma a "EntreAjuda" que nos acompanhou na preparação e desenvolvimento desta iniciativa.
(fonte: portal Faculdade de Ajudar)






Testemunhos Dia Solidário FMUL/SPUL
André Rodrigues P. Silva
Biblioteca-CDI
"O balanço que faço da iniciativa é francamente positivo. Creio que foi bem organizada entre a FMUL e a Confraria S. Vicente de Paulo. A experiência que certamente iremos adquirir permitirá mesmo melhorar o nosso contributo num futuro próximo.
A possibilidade de trazer algo de novo ao dia-a-dia dos idosos daquela instituição representou, para cada um de nós, uma oportunidade de desenvolvimento interior.
Creio que sentimos globalmente a necessidade de criar este hábito na FMUL, e penso que a Faculdade de Ajudar está a fazer isso. É bom para aqueles a quem levamos qualquer tipo de ajuda, por pontual que seja, e é bom para nós enquanto instituição. As pessoas aproximam-se e conhecem-se melhor, tratando-se aqui de um tipo de interacção que uma relação mais formal / institucional em princípio não permite.
Penso que os planos, bem distintos, da solidariedade social e da caridade, não deverão ser por nós confundidos. É apenas a primeira que nos interessa, enquanto instituição de Ensino Superior que somos, com valências muito particulares e potencialidades diversificadas, que nos permitirão ter um contributo muito válido neste âmbito. É também apenas esta que pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade."
Ana Murteira
N. Recursos Humanos
“Provocar sorrisos dá-nos uma alegria imensa e é tão mais compensador quando sabemos que aqueles que estamos a fazer sorrir não têm muitas oportunidades de o fazer. Não foi tarefa fácil enfrentar uma realidade que tanto nos assusta, valeu-nos e muito o caloroso acolhimento por parte de todos quanto lá se encontravam. Custou-nos a hora da partida, tanto mais haveria para fazer…quem sabe um outro dia…”.
Carla Lucas
Faculdade de Ajudar
faculdadedeajudar@fm.ul.pt
