E porque acontecem à flor da pele, esta newsletter fala de Emoções!
Antes de irmos de férias e o campus da FMUL ficar numa espécie de pousio, queremos partilhar consigo muitas coisas que aconteceram. Claro que não vamos resumir, nesta nota editorial, tudo o que escrevemos e fotografámos, mas queremos aguçar-lhe a curiosidade.
Este número está especialmente recheado de momentos emotivos; foi a cerimónia de graduação, que juntou finalistas e as famílias na atribuição dos diplomas e que aconteceu na Aula Magna da Reitoria da Ulisboa enchendo por completo a plateia; A cerimónia da Bata Branca, que reuniu uma vez mais estudantes e alguns familiares e que teve como ponto alto quando vestiram as batas e em uníssono, fizeram um emocionante e emocionado juramento simbólico.
Entre lágrimas, sorrisos e abraços ficou o momento gravado na retina de todos os que partilharam estas duas experiências. Há ainda mais um, mas já falamos dele.
Destacamos ainda a celebração do Dia da Criança com uma visita surpreendente dos “Anjos” aos vários serviços de pediatria, o encontro deles com os palhaços “Nariz Vermelho” e ainda os focinhos simpáticos dos cães da ÂNIMAS que vêm trazer mimos e conforto às crianças que aqui estão internadas. Foi tão mágico esse dia que nem o Capitão América faltou. É verdade, temos uma fotografia a comprovar!
Quem veio também, foram os estudantes que, estando agora a terminar o ensino secundário, procuram perceber qual o curso e a faculdade onde gostariam de fazer a sua formação. O Nutri Open Day teve várias ações que permitiram conhecer alguns rostos, laboratórios e toda a panóplia de ferramentas que a FMUL tem ao dispor destes futuros nutricionistas. Saíram entusiasmados com a promessa de muito estudo, para que a média aqui pedida, seja conseguida. Esperamos vê-los em breve.
Parece que quanto mais se estuda, mais dúvidas surgem. Parece um contrassenso, mas não é! A cada passo dado, novos horizontes, novas possibilidades surgem e os investigadores estão bem cientes disso. A semana de PHD CAML mostrou que temos muitos e bons investigadores que durante uma semana apresentaram projetos que investigam e partilharam, sobretudo, conhecimento e espírito de iniciativa. E porque falamos de bons exemplos destacamos mais dois: a Professora Carmo-Fonseca que desta vez foi distinguida com o Prémio Universidade de Lisboa, pelo impacto social da investigação na medicina molecular e a distinção OURO, atribuição máxima feita pela IC-OS- International Cardio-Oncology Society, atribuída à equipa da consulta de Cardio-Oncologia, da qual a Professora Manuela Fiúza é um dos rostos. Não pode perder a história da odisseia que a placa, que hoje está na parede desse serviço, fez desde os Estados Unidos até aqui ao HSM. Hilariante!
E porque a arte e a medicina andam de mãos dadas, também escrevemos sobre as aguarelas, as frases escritas os poemas e os desenhos feitos pelos alunos Pedro Fava e a Francisca Borges nas paredes dos vários serviços do hospital com a missão de curar através das várias expressões de arte.
Termino como comecei, com um momento emotivo, mágico que ainda hoje paira suspenso na memória dos que lá estiveram: A Gala Solidária. Marcou a despedida da direção da Associação de Estudantes com o Duarte Tude Graça e a Beatriz Cruz a comandar uma equipa forte, íntegra, persistente e que sempre lutou para defender os interesses dos alunos. Esta gala é o cunho dessa afirmação. Aquele fim de tarde que aconteceu no bonito Pestana Palace serviu para reunir fundos para ajudar os alunos que estão em dificuldades para prosseguirem os estudos aqui na FMUL. Artistas cederam obras e resorts ofereceram vouchers para serem leiloadas durante um jantar servido pelo cunho da Chef Marlene Vieira, ajudada por muitas mãos de voluntários. Foram eles quem serviu os convidados de todos os quadrantes e que naquela noite, sentados lado a lado, contribuíram para esta causa solidária que vai fazer a diferença na vida de muitos estudantes. Todos juntos somos mais fortes!
Mas há muito mais para ler nesta newsletter.
Boas leituras!
Equipa editorial
Dora Estevens Guerreiro