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placa identificativa do centro de simulação
News nº
131
Fevereiro 2023
(Visite a edição completa)
Do lado de cá
OSCE - Objective Structured Clinical Examination
Chega agora ao 5º ano do MIM

pessoas em pe

pessoas em pe

O silêncio é predominante e nestes momentos assume sempre um ritmo pesado. É como se o pudéssemos ouvir a passar e no entanto se a adrenalina falasse, haveria tanto ruído.

Hoje é dia de melhoria de nota para o 5º ano. Os momentos mais frágeis e turbulentos já passaram, no entanto, o sistema nervoso acusa o mesmo grau de alerta como se fosse esta a primeira vez.

O plano da prova já segue a ritmo habitual, o exame que agora vão começar às 8h da manhã em ponto chama-se OSCE - Objective Structured Clinical Examination – e surgiu no passado ano de 2022 com o lançamento da nova reforma do ensino clínico. Começou apenas com mudanças no 4º ano de Medicina, este ano alargou para o 5º.

Aquilo que se pretende é avaliar as técnicas de colheita de história clínica, de exame objetivo, de capacidade diagnóstica e de decisão terapêutica. E se o conhecimento é muito relevante para chegar ao diagnóstico, conseguir transmitir a mensagem ao doente, é arte que um bom médico tem de saber desempenhar. A precisão de movimentos é outro dos focos de observação, movimentos que exigem treino e técnica, especialmente sob pressão. Este é o momento em que se avaliam todas as características sobre as competências médicas, até então avaliadas de uma forma muito menos estruturada.

medicos

médicos em consulta

 

medicos em consulta

 

medicos em consulta

doismedicos
Diogo Ayres de Campos e Francisco Abecasis

 

senhor na regie
Pedro Mendes verifica a presença dos alunos

 

De um lado e do outro do corredor simulam-se várias situações de consulta, com mais ou menos urgência. À espera em cada estação, ou seja, consultório, está um médico/professor e um ator com guião previamente estudado. Os alunos têm apenas 1 minuto para lerem o resumo do cenário que vão encontrar. Olhares atentos, uns estão irrequietos com as mãos, outros acenam seguros e tomam breves notas nos cadernos de bolso. Seguem-se 5 minutos de prova, nem um segundo a mais, nem outro a menos, porque da régie se cronometra cada fase do tempo com o mesmo grau de justiça para todos. Na gravação, ou na voz em direto, a rotina é sempre igual: “mude de estação, pode começar a ler, entre na estação, tem um minuto (para terminar)”. Cada uma das 72 pessoas que aqui chega hoje, terá de fazer 6 rondas, o mesmo que dizer assumir diferentes papéis e quadros clínicos.

Os alunos sabem, deste o início do ano letivo, quais serão as áreas que vão estar em avaliação, mas sobre os casos apresentados e a interação será uma incógnita até chegar o momento. Isso explica o sigilo com que tudo se processa e o cuidado para que os grupos nunca se cruzem sequer nas casas de banho, para que ninguém tenha troca de informação, ou acesso privilegiado. Ação a decorrer e os comportamentos denunciam uma vasta sequência de estados de espírito, os professores entreolham-se, mas não há um direcionamento para o aluno que presta prova. Nestas situações de maior tensão, o olhar não chega a tranquilizar ou a dar rumo ao caminho por vezes meio perdido. Na interação alguns alunos respiram fundo e tentam controlar a posição trémula, outros abanam freneticamente um dos pés, mal se sentam para simular a consulta.

 

medicos em consulta

 

medicos em consulta

O aparente estado de ansiedade é ainda assim menos grave do que na primeira prova, quem o explica é Olga, chamada como figurante, faz de doente em uma das estações. “Noto-lhes grande evolução e confiança do primeiro ano para este segundo, os que transitaram para o 5º ano já têm muito mais segurança nas ações”. Maria, outra das figurantes, acrescenta ainda que aqueles que vieram fazer melhoria “não bloqueiam com tanta facilidade e interagem de forma muito espontânea”.

senhor na régie
Diogo Ayres de Campos

 

Entre estações e sempre em rotatividade está Cristiano Tavares, engenheiro encarregue do Centro de Simulação e com ele o mentor desta forma de avaliação. Diogo Ayres de Campos coordenador da OSCE, Professor Catedrático da Faculdade e Diretor do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia está habituado ao sistema de avaliação que importou de Inglaterra, do Colégio Europeu de Obstetrícia e Ginecologia. Primeiro testado por ele em Portugal, em 2019, com médicos internos com 5 anos de especialidade, transpunha-o para os estudantes apenas em 2022, devido a contratempos pandémicos. Habituado ao rigor e perfecionismo anglo-saxónico, dos tempos em que estudou em Inglaterra, o atual Chair da European Association of Perinatal Medicine sabe que há ainda caminho e métodos a aperfeiçoar, mas não hesita por um segundo quando questionado perante algumas arestas por limar neste sistema de avaliação, “há que dar passos curtos, mas sólidos, a querer fazer tudo de uma só vez e depois falhar”.

O primeiro circuito terminou. Dos 5 elementos de colaboradores experientes, nada falha. Se apenas uma palavra pudéssemos usar para os descrever diríamos que são meticulosos e gestores da serenidade entre todas as partes que se conjugam para dar certo.

Longe de apontar falhas o João Baldo e a Irina Lourenço saem da prova, visivelmente mais leves, dão-nos alguns minutos, mesmo tendo chegado às 7h45 e podendo sair já para ir desanuviar.

É com eles que falamos para ter o feedback. Vinda de Itália, a Irina esteve em Erasmus, pelo que o seu 5º ano é na verdade o seu primeiro ano de OSCE. Quanto ao João já trazia a experiência do 4º ano.

Novo grupo está prestes a entrar na sequência das estações. Nenhuma impressão se troca, nós limitamo-nos a desejar sorte e bom trabalho e a ansiedade antes da prova traz algumas ideias mais críticas, como se soubessem que estão reunidas as condições para nada dar muito certo. No final de tudo afinal nem viria a ser assim tão mau.

dois jovens medicos

João: Este é um exame que exige elevado nível de abstração, não só de uma estação para a outra, como para nos focarmos em díspares conceitos das diferentes áreas disciplinares. O registo de prova em si não nos permite demonstrar todo o conhecimento que adquirimos. O tempo e agitação de rotatividade desestabilizam. Um minuto entre estações é muito pouco, mal dá para respirar. Este exame incentiva-nos a melhorar sempre, queremos sempre aumentar o conhecimento e ganhar mais confiança. O equilíbrio entre conhecimento e comunicação oscilam consoante a cadeira, ajuda ter tido estágios prévios e isso prepara-nos melhor para a prova. Há aqui áreas em que não passámos pela experiência prática e depois isso reflete-se na interação na prova.

Ter atores não ajuda porque não estimulam o nosso pensamento da mesma forma, a comunicação não flui porque seguem a regra sem diálogo extra.

Em apenas 5 minutos não conseguimos perceber tudo, principalmente para pessoas comunicativas como eu. De qualquer forma os objetivos estão muito claros desde o começo da ação. Não é na rapidez que consigo ter o meu maior desempenho. O conhecimento foi todo bem transmitido, mas esta prova exige que façamos a passagem do que se aprendeu para a sua aplicação. A Pediatria ensinou-nos bem e com componente muito prática.

doisjovens medicos

jovem medica

Irina: Este é um exame bastante ansiogénico. Requer uma preparação muito diferente daquela que se tem com um exame escrito, aqui sabemos que teremos de falar e nos expor. Depois há um doente que nada sabe e que nos pode prejudicar porque não tendo a doença real não sabe dar o feedback adequado e segue apenas e só um guião. Esta prova prepara-nos de forma robusta para o futuro, esta foi uma boa medida para estimular o raciocínio clínico. O peso desta prova é relativo e não anula o peso dos exames escritos. Em correspondência do que nos foi ensinado a OSCE acompanha bem.

 

Joana Sousa
Equipa Editorial

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