Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

borboleta
News nº
131
Fevereiro 2023
(Visite a edição completa)
Espaço Aberto
Marta de Menezes | A fusão entre arte e ciência
mulher de branco
Marta de Menezes (créditos de imagem: Cultivamos Cultura)

Licenciada em Belas Artes e com um curso clássico de pintura, fez um mestrado de Arte e Ciência na Universidade de Oxford, em Inglaterra. Apesar do gosto pela pintura, nunca pensou fazer disso profissão. A obrigação de ter de frequentar determinados círculos, para fazer carreira no mundo da arte, fez com que a ambição fosse outra, a educação! Mas o trajeto que acabou por fazer, levou-a não só a ser uma pintora, mas misturar dois mundos que à partida estariam em polos opostos: Arte e Ciência. A fusão entre as duas aconteceu durante o caminho que foi percorrendo, sem pressa e sem destino predefinido.

Ter estudado em Oxford ajudou nesse processo de construção da Bioartista porque permitiu-lhe ter acesso a laboratórios, a cientistas e a experiências. O facto de ter uma relação com um investigador, de se movimentar neste meio, ajudou-a a constatar uma forma diferente de fazer as coisas; “nas ciências biomédicas, a hierarquia é muito mais diluída. Foi fantástico perceber como é que se partilhavam ideias e discutiam conceitos extremamente complexos de uma forma tão aberta. Em arte, isso nem sempre é possível.” O fascínio que sentiu fez com que começasse a criar e, “quando dei por mim, estava a pintar esse universo. Desenhava as máquinas de laboratório, os vidros, as caixas. Até que percebi que podia estabelecer uma ponte entre a arte e a ciência, pois havia determinados conceitos que se relacionavam com a estética ou com a filosofia, mas que também se podiam encontrar num ambiente científico”. Quando deu por si, estava a pintar esse universo e acabou por encontrar aí um estilo muito próprio.

borboleta
Nature (créditos de imagem: Marta de Menezes via Gerador)

O seu primeiro trabalho no âmbito da bioarte foi no final do curso e deu-lhe o nome de “Nature”. Marta de Menezes explica, “a minha prática ainda não estava muito desenvolvida. Lembro-me de ter ficado completamente estupefacta com a possibilidade de poder mudar o padrão das asas de uma borboleta viva, enquanto ela ainda se encontrava no seu estágio pupa.” Quando estas borboletas manipuladas eclodem “não têm cicatrizes ou falhas no padrão e, em termos comportamentais também não apresentam diferenças”, explica. Esta experiência levou-a a questionar os critérios que servem de argumento para classificar se uma coisa é natural ou não e, consequentemente se tem direitos. “Os bebés que foram manipulados através da tecnologia CRISPR já não são vistos como “antinaturais”. O que se discute agora é os direitos que esses Seres Humanos têm ao serem o resultado de uma experiência científica.”

O “Immortality for two” e o “Anti-Marta” são projetos que nasceram em parceria com o marido, investigador do iMM e Professor da FMUL, Luís Graça. Ambos na área da imunologia, abordam a questão da identidade. “Na verdade, não fujo muito deste conceito. Seja numa palestra, seja numa conversa que tenha, acabo sempre por colocar questões que se relacionam com aquilo que nós somos” e continua, “a identidade é mesmo fundamental para mim. Enquanto Ser Humano, tenho a consciência de que só serei capaz de ser honesta com as pessoas que estão ao meu lado e com as quais tenho de trabalhar, se me conhecer a mim própria,” justifica.

ante-braço
Anti-Marta (créditos de imagem: Blend Arte e Ciência)

 

Manipulação genética e utilização de organismos vivos

Os trabalhos de Marta há muito que ultrapassaram as tintas e os pincéis. Não se cingem a uma tela em branco. Nos seus trabalhos temos imagens em écrans, tecnologia da mais variada e a ciência! É nesse ‘melting pot’ que surge a bioarte. Mas o que é isso? A bioarte consiste na utilização de organismos vivos, sejam plantas ou fungos, manipulação genética e utilização de tecnologias muito específicas e desconhecidas da maioria, na construção de uma obra de arte.

Marta de Menezes criou com o marido o Blend, um projeto que mistura arte e ciência que dá origem a conversas, apresentações e exposições. Acontecem com regularidade e convidam artistas e cientistas a participarem - este mês o artista convidado foi Sérgio Eliseu. Aproveitámos o mote e quisemos conhecê-lo melhor.

 

Fonte: Plataforma independente de jornalismo Gerador

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais