Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
131
Fevereiro 2023
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Boas-Vindas ao grupo de alunos vindos da Ucrânia

24 de fevereiro de 2022 é uma data que ficará para sempre na história de todos.

imagens de guerra na Ucrânia

Era ainda de madrugada em Portugal e o presidente russo, Vladimir Putin, anunciava o início de uma "operação militar especial" em Donbass, na Ucrânia. De Kiev a resposta não tardaria com uma convicção que viria a ser a imagem de marca do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a liberdade e a independência seriam valores a defender se para isso fosse preciso até morrer.

Enquanto as sirenes de Kiev tocavam vezes sem fim a pedir que todos se escondessem nos abrigos, o mundo temia a queda da Ucrânia, visivelmente mais fraca em armamento militar e em resposta humana.

Dados de um relatório militar da BBC dizem-nos que, se a Rússia tinha 3 vezes mais tanques que a Ucrânia, em veículos blindados esse poderio subia para 7 vezes mais. A força humana ditava o mesmo destino, a Rússia apresentava 3 vezes mais elementos do exército que a força ucraniana. Mas era nas palavras e nas ações de Zelensky que se ganhava tempo, motivação das tropas e terreno, revertendo o domínio russo e enfraquecendo a sua imagem política e militar. A força da NATO tomava uma posição prudente, mas enviava defesa e força militar para suportar a garra da Ucrânia. Inglaterra, Alemanha e EUA foram os primeiros países a dar armamento e material bélico. A Europa seguia as manifestações públicas de suporte e os envios de Chefes de Estado e novo reforço militar. Formalmente a Europa tomava medidas para estrangular a economia russa. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, até ao inicio de fevereiro deste ano, há mais de 8 mil civis mortos ucranianos e mais de 13 mil civis feridos. Esses são os dados oficiais, talvez não os reais. Nas palavras do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, estes valores "são apenas a ponta do icebergue".

Um ano depois do primeiro dia de guerra, a agência para os refugiados da ONU registou cerca de 7,7 milhões refugiados da Ucrânia para vários países da Europa, incluindo a Rússia. Mas há mais, estima-se que são mais de 17 700 mil aqueles que precisam de ajuda humanitária. Longe de se ver o fim da guerra hoje sabemos que a Ucrânia se tornou num país de heróis. Era neste dia que o diretor da Faculdade recebia os alunos de Medicina vindos da Ucrânia. 24 de fevereiro de 2023. Um ano depois.

jovens seguram bandeira da Ucrânia

E assim chegaram 25 pessoas unidas pela vontade de um dia serem médicos, saindo da Ucrânia mal começou a guerra, decidiram pesquisar que países estavam a receber alunos estrangeiros. Chegariam assim a Portugal, à FMUL juntando vários mundos e culturas. num só lugar: Ucrânia, Marrocos, Guiné, Nigéria, Paquistão, ou Bangladesh. Numa só tarde misturavam-se experiências e relatos diferentes, idiomas efusivos entre o inglês, francês e português, e até com sotaque carioca. Relatos reais dos primeiros dias de invasão de um país que passava a ver fileiras de tanques a entrar junto às fronteiras. Com as famílias divididas entre a Ucrânia e os restantes países da Europa, os mais emotivos mostram ainda hesitação entre voltar no meio da guerra, ou esperar e vê-la de fora, sabendo que parte das suas famílias continua lá.

Entre conversas várias conhecemos o Mehdi Himedi de 19 anos, oriundo de Marrocos. Apesar da pressão de boa parte da família serem engenheiros, e de saber que entraria em Marrocos, ou em França para Engenharia, Mehdi preferiu viajar até à Ucrânia e ingressar em Medicina, o único país que ainda aceitava inscrições quando decidiu o que queria fazer. E porquê a Medicina? Com tia médica diz que a verdadeira causa foi a vontade de ajudar os outros. Quase há um ano a viver em Portugal admite que ainda assim perceber e falar português não é desafio fácil, questão agravada por estar a estudar numa Faculdade em que o ensino é todo lecionado em português. Mehdi até foi fazendo umas aulas para tratar o português por tu, mas neste momento e devido aos horários académicos, não é possível conciliar. 

menina morena
Georgia

 

rapaz a sorrir
Mehdi

 

homem fala com jovens
Créditos: Carine Pires

mulher e alunos fazem brinde com os copos de chá

Cidadã do mundo, Georgia que tem dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, mas não estava em nenhum destes países quando a guerra começou. Depois de alguns anos a viver no Rio de Janeiro, outros na Alemanha, decidiu partir para mais uma aventura e viajar com uma amiga para estudar Medicina na Rússia. Vivia numa zona fronteiriça com a Ucrânia e todos os dias observava fileiras infindáveis de tanques e camiões militares a entrar na Ucrânia, até que poucos dias depois Putin anunciava sobre a "operação especial" que se iniciava agora. A mãe não lhe deu outro hipótese e exigiu que abandonasse de imediato a zona de guerra. E Georgia saiu, contrariada, tendo voltado à sua casa de estudante seis meses depois para recolher os restantes pertences que levara.

Estas foram apenas duas das vidas que se cruzaram em poucos minutos com a nossa curiosidade. Outras em breve teremos para contar.

Aos nossos amigos e estudantes internacionais desejamos sucessos e aplaudimos a bravura de não desistirem de lutar pelas carreiras que sonham.

E para todos eles e em nome deste ano: SLAVA UKRAINI !

grupo de estudantes
Grupo de estudantes da Ucrânia com elementos do Conselho de Escola e Discentes do Pedagógico

Joana Sousa
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais