Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

alunos de traje académico
News nº
130
Janeiro 2023
(Visite a edição completa)
Notícias FMUL
Juventude, garra e confiança na tomada de posse dos Membros Discentes do Conselho Escola

grupo de alunos de traje académico

Seis Estudantes tomaram posse e assumiram as suas funções enquanto Discentes do Conselho de Escola da FMUL. São de anos escolares diferentes, idades diferentes, mas a mesma vontade, a de lutarem pelos interesses dos estudantes, que são quem representam, naquele que é considerado o órgão mais importante da Faculdade. Com funções deliberativas e de supervisão, estão nele representados os Docentes, Investigadores, Pessoal Não Docente e Estudantes. É nele que são debatidos os assuntos estruturais e de funcionamento daquela instituição.

aluno e reitor

Ninguém se atrasou! À hora marcada lá estavam os 6 alunos, 3 são membros efetivos e 3 suplentes, aguardavam na antecâmara, a chamada para o interior do Gabinete do Reitor da Universidade de Lisboa (UL). Lá dentro, aguardava-os o Reitor da Universidade de Lisboa, o Professor Luís Ferreira e o Diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) o Professor João Eurico Cabral da Fonseca. Numa sala carregada de história e de simbolismo, leram o juramento e assinaram um compromisso de honra. Apesar de haver alguns nervos à mistura, ninguém se engasgou. Todos cumpriram de forma exemplar o primeiro degrau de uma missão que começou a partir daquele momento e que vai durar 2 anos de mandato.

homem e alunos

Coube a Bernardo Alves, aluno do 5º ano e organizador da lista vencedora, fazer um pequeno discurso sob o olhar atento do Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFMUL), Duarte Graça. Juntos terão, certamente, muito trabalho pela frente, uma vez que é nas reuniões periódicas do Conselho de Escola, que têm oportunidade de manifestar as preocupações de quem os elegeu e que pretendem algumas mudanças. Lourenço Silveira, aluno de 1º ano, fez saber que um dos problemas que preocupam os Estudantes da FMUL, “é a questão das taxas que têm sido um bocadinho pesadas para os alunos. As inscrições, os preços dos exames e das melhorias de nota, são tudo coisas que eu gostaria de ver um bocadinho diferentes,” adiantou. Veio a convite do Bernardo Alves e explica o que o motivou, “o Conselho de Escola é um órgão muito importante porque representa toda a comunidade FMUL e, por ter essa diversidade aí representada, é ao mesmo tempo muito produtivo.” Apesar de ser um membro suplente, vai estar atento e, caso seja necessário, está totalmente disponível para desempenhar este papel enquanto representante da Comunidade Estudantil. A Mara Lima, aluna do 3º ano, diz que sempre teve interesse pela pedagogia e pela área de ensino. Assim que entrou na FMUL integrou a Comissão de Curso e isso aguçou-lhe a vontade de fazer mais. “Tínhamos o bichinho de melhorar pequenas coisas na área disciplinar e aos poucos íamos avançando” e essa conquista “despertava sempre a vontade de fazer mais.

Agora, enquanto aluna do 3º ano passei a ser representante pedagógica do 20/26 e isso fez com que eu percebesse que era mesmo isto que eu gostava”. O objetivo da futura médica é a de que “todos juntos consigamos contribuir para algo melhor, que possa nos beneficiar e à Faculdade em conjunto e acho que é assim que podemos ter um legado melhor”, diz cheia de esperança e com um brilho no olhar que nos faz acreditar nas suas palavras.

Também ao Ricardo Boavida, aluno do 4º ano, motivação não lhe falta. Apesar de estar a fazer o programa Erasmus na Alemanha, explica todo despachado, que as novas tecnologias o vão ajudar a aproximar dos colegas e a poder estar nas reuniões. Explica também porque acredita poder ser uma mais valia neste grupo. “Acho que tenho tido a capacidade de identificar os principais problemas que os Estudantes têm ao longo do seu percurso académico e, acho que em conjunto com os meus colegas, o nosso principal objetivo seja o de acautelar os interesses dos Estudantes.” Trabalhar em equipa é algo que gosta e espera que para o ano, “quando estiver de regresso a Portugal, possa deixar ainda mais vincado o contributo que eu quero dar.”

Amigos, os 6 Estudantes vestidos a rigor com o traje académico e as insígnias da Faculdade que os acolhe, ouviram ainda as palavras do Diretor da FMUL que lhes desejou felicidades e lhes deu os parabéns por terem sido eleitos. Recordou ainda a importância do órgão que vão integrar ao dizer que uma das funções é a de eleger o Diretor! Reforçou ainda “o grande empenho dos estudantes quando tomam posse” e estes, não são exceção. Luís Ferreira disse que o seu gabinete estaria sempre de portas abertas para os receber e pediu-lhe que se sentissem à vontade para o fazerem, “porque não há aqui degraus”. Luís Graça também dirigiu algumas palavras de apreço aos recém-empossados, “tenho em crer que vão representar bem os nossos interesses.”  

Por entre muitos abraços e sorrisos este dia ficará registado para sempre na memória de cada um deles. As fotografias são o registo dessa recordação e a prova de que aconteceu mesmo.

 

Dora Estevens Guerreiro

Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais