Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
130
Janeiro 2023
(Visite a edição completa)
Notícias FMUL
Conheça dois premiados do Dia da Investigação AEFML

Ao todo foram 22 os estudantes que participaram no 25º PEC e Bolsas CHULN/FMUL na  sessão de posters. Desses, 8 foram selecionados para a Sessão de Comunicações Orais, e daí foram selecionadas as 3 melhores apresentações que receberam os Prémios Dia da Investigação AEFML.

Quisemos dar rosto a estes números e falámos com a Beatriz Lima e o Rafael Whitfield que aceitaram responderam às nossas perguntas.

 

jovem sorri
Beatriz Santos Lima

Em que consiste este trabalho que apresentou?

Beatriz: É o desenvolvimento de um novo método para avaliar a capacidade da reparação do DNA das células do sangue.

É útil para ajudar os clínicos quando se deparam com doentes com alterações genéticas cujo significado clínico ainda não é conhecido. Nomeadamente nos Síndromes de cancro hereditário, esta pode ser uma ferramenta com grande utilidade nas consultas de aconselhamento genético.

Como surgiu a ideia?

Beatriz: Há 4 anos iniciei a minha viagem nos projetos GAPIC e pediram-me para caracterizar a capacidade da reparação do DNA em células de umas doentes portadoras de uma mutação de significado desconhecido. Utilizei os métodos standard já aceites para esta avaliação, mas nunca fiquei realmente satisfeita. Ou eram demorados, ou eram tecnicamente difíceis, ou requeriam uma avaliação subjetiva. Foi assim que decidi fazer o meu próprio método, baseado nos conhecimentos que adquiri nas aulas de Biologia Molecular, e claro, fazendo muita pesquisa. 

Quanto tempo investido?

Beatriz: Muito. Passei o verão no Laboratório, as férias da páscoa, do natal... Mesmo durante o semestre ia 2-3 vezes ao laboratório por semana. Muitas vezes saía depois das 21h... Só durante as épocas de exames é que fazia uma pausa total do trabalho do laboratório. Mas não me queixo, foi muito bom, conheci pessoas incríveis pelo caminho e aprendi coisas que o curso nunca me poderia ensinar.

E finalmente, como recebeu este 1º lugar?  

Beatriz: Essa pergunta já é mais difícil.... Confesso que tinha algumas expectativas. Há 2 anos ganhei o 3º prémio e há um ano ganhei o 2º prémio. Este ano, de facto, seria fantástico acabar em beleza, e assim foi. Foi fruto do meu trabalho, mas claro, também da excelente e incansável orientação da minha tutora, Professora Célia Carvalho. Porque muito tempo no laboratório é passado a errar e a remendar os erros, e a minha tutora nunca me deixou desistir, sempre me motivou e acima de tudo valorizou e deu brilho às minhas ideias. Tenho a certeza que essa é a principal razão do sucesso deste projeto.

 

jovem de bata sorri
Rafael Whitefield

Em que consiste este trabalho que apresentou?

Rafael: A ideia surgiu em discussão com o professor Daniel Caldeira, sendo que ambos queríamos fazer um trabalho na área da cardiologia e com impacto clínico direto (ou seja, neste caso, com a capacidade de mudar a maneira como abordamos o rastreio da fibrilhação auricular na população idosa).

Quanto tempo investido?

 Rafael: A execução desse mesmo trabalho durou cerca de um ano/ ano e meio.

E finalmente, como recebeu este 1º lugar?

Rafael: De facto fiquei surpreendido de ter ganho o prémio de investigação (ainda para mais o meu trabalho era mais direcionado para a clínica, tal como referi anteriormente), sendo que já tinha ganho a bolsa de investigação que me permitiu realizar este trabalho, apresentar o mesmo no congresso de cardiologia e posteriormente publicá-lo, foi de facto ótimo receber o reconhecimento deste prémio e a oportunidade de utilizar o mesmo para continuar a divulgar este trabalho.

 

Dora Estevens Guerreiro

Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais