Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

 

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

arco iris une Edificio Egas Moniz e Edificio Central do Hospital de Santa Maria
News nº
129
Dezembro 2022
(Visite a edição completa)
Espaço Ciência
Sessão CAML: DBS - Sucesso em Patologia Complexa

homem a discursar para auditório

As sessões do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) decorreram às quintas-feiras na Aula Maga e o dia 22 de dezembro não foi exceção. Na última sessão do ano, foi analisado um caso clínico acompanhado no Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e o tema escolhido foi “DBS (Deep Brain Stimulation) – Sucesso em Patologia Complexa”.

Homem com bata branca a discursar para auditório

O Médico Pedro Duarte Batista, em representação do Grupo de Cirurgia para Doenças do Movimento do CHULN, apresentou o caso de um jovem adolescente que sofria do Síndrome de S. Gilles de la Tourette e de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Esta mistura das duas doenças culminou num quadro complicado. O jovem tinha tiques motores e vocais, coprolalia e dificuldades académicas, ainda que ligeiras. Devido ao POC, começou a isolar-se a sofrer de ansiedade, tiques dolorosos e complexos ao nível do antebraço levando mesmo à fratura do braço direito. Para além do jovem, este sofrimento era alargado a toda a família e para piorar a situação, à medida que crescia, havia um agravamento da frequência e da intensidade das convulsões e a doença passou a ser refratária ao tratamento médico máximo, terapia comportamental e eletroconvulsivoterapia.

Acompanhado no serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, propuseram ao doente e à família a DBS. “Pensámos que seria uma hipótese”, diz o Nurocirurgião Pedro Duarte Batista, e assim foi. O jovem foi sujeito a vários exames nomeadamente uma TAC e Ressonância Magnética, exames obrigatórios para definir o alvo. “É necessário fazer corresponder as estruturas da TAC com as da Ressonância. É necessário fundir os exames para definir o alvo”. É preciso estabelecer as coordenadas das zonas a tratar e onde vão ficar implantados os elétrodos que serão depois programados para modular determinadas zonas do cérebro.

A colocação do quadro estereotáxico no paciente é um dos passos e igualmente importante é traçar o caminho para chegar até às zonas a tratar, de forma a minorar todos os riscos e permitir o sucesso do procedimento. “Estamos a falar de milímetros. Qualquer erro pode comprometer o tratamento ou criar complicações futuras ou uma hemorragia no momento.” Os médicos entram no bloco com 3 cenários de percurso possíveis. Não é garantido que não haja complicações, mas diminui as hipóteses. “Para se ter uma noção, o máximo de erro aceite é 1.5 mm”, disse o Médico e acrescentou, “o caso que aqui trazemos teve 0.5 mm de erro.”

Homem a discursar sobre procedimento cirúrgico

Homem e discursar sobre macroestimulação

Depois do procedimento ter sido concluído, a equipa trata de programar o aparelho que irá dar estímulos à parte que foi colocado no interior do cérebro do paciente, permitindo ao doente recuperar a qualidade de vida. Foi isso que aconteceu com o paciente em análise. Um ano após o procedimento, “tinha voltado à escola, praticava desporto e tinha namorada. Tinha uma vida social perfeitamente normal.” Tinha engordado muito, mas não se apurou qual a razão que provocou o aumento de peso. O jovem faz terapia comportamental, absolutamente vital para garantir o sucesso deste tratamento.

Gráfico

 

​​​​​​De salientar que este procedimento é feito graças a uma equipa multidisciplinar que passa pelo Laboratório de Linguagem, Neurocirurgia, Psiquiatria ou Neuropediatria, apenas a título de exemplo. Esta equipa, constituída por uma mão cheia de cirurgiões, já fez mais de 350 cirurgias, numa média de 30 por ano, que é o rácio mínimo para se considerar que a equipa tem experiência. As patologias tratadas são, Parkinson, Distonia, Tremor Essencial, POC, S. Gilles de la Tourette, Adição e Epilepsia. Em Portugal, apenas o hospital de Santa Maria e o São João conseguem alcançar este patamar.

 

Dora Estevens Guerreiro 
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais