Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

fundo vermelho com um azevinho no canto direito
News nº
118
Dezembro 2021
(Visite a edição completa)
Momentos
Obrigado por me ter dado o seu Natal
imagem de natal de um hospital
Christmas Day in a ward of a hospital. Watercolour by Nurse Dakin (?), 1917-18. Credit: Wellcome Library, London

Por João Eurico Cabral da Fonseca

 

Os corredores tinham agora uma luz ténue, um pouco oscilante, pelo efeito dos discretos enfeites de Natal junto a um pequeno presépio. O ruído de fundo dos monitores e das bombas infusoras salientava-se agora mais pela ausência de outros sons. Um cheiro discreto a festividade de Natal imiscuía-se no odor hospitalar. As visitas tinham terminado há muito, num dia com mais familiares presentes na enfermaria do que o habitual, e a maioria dos doentes dormia, ou tentava dormir, em quartos agora escuros. As enfermeiras passavam o turno e com a porta fechada só era percetível um vago som de vozes humanas. As auxiliares de ação médica estavam também na sua sala, talvez a descansar um pouco de uma atividade sempre muito dura. Existia um ambiente de calma, equilibrado e controlado.

Mas não era o que o médico de urgência interna sentia. Sozinho, já há mais de 12 horas e ainda com uma noite pela frente, revia mentalmente os doentes que estavam instáveis, entre as cerca de 60 camas sob a sua responsabilidade, distribuídas em 3 sectores, localizados em pisos diferentes. Embora todos os doentes com condições mínimas de segurança tivessem tido alta para passar o Natal a casa e por isso o Serviço tivesse menos doentes internados do que o habitual, aqueles que ficaram eram todos casos que necessitavam de cuidados imprescindíveis. Entre eles existiam situações clinicamente instáveis que focaram a sua atenção durante o dia e inevitavelmente preenchiam a mente do jovem médico. Um dos casos preocupava-o particularmente. Tinha a perceção que não estava a captar bem a causa do problema e ao longo do dia já tinha conferenciado com vários colegas de outras especialidades e realizado todos os exames que achou pertinente. Reviu de novo o caso no silêncio absoluto da sala dos médicos. Analisou as suas notas, repensou as análises, verificou a terapêutica e procurou transmitir a si próprio que tudo o que deveria ser feito tinha sido garantido. Talvez pudesse ter conversado com os familiares e alertado para a instabilidade do quadro. Ou mesmo ter conversado um pouco com o seu chefe telefonicamente. Mas o dia tinha sido demasiado intenso e não se lembrou. Agora a pouco mais de uma hora da meia-noite de dia 24 de Dezembro não era seguramente o momento para fazer esses contactos.

Entretanto, as enfermeiras convidaram-no para tomar um chá e uma fatia de bolo-rei que aceitou com agrado. Aquelas noites causavam-lhe sempre um estado de fome contínua. Trocou alguns palavras de circunstância, mas antes da chávena de chá estar vazia desculpou-se e afastou-se para atender o seu telefone pessoal. Do outro lado, o ruído característico de um ambiente festivo. Era a família para saber se estava a correr tudo bem. Os filhos pequenos falaram ao telefone, excitados com as prendas que, entretanto, já tinham aberto. A excitação e a falta de desenvolvimento da linguagem que ainda tinham abafou muito do conteúdo do telefonema. Ficou inevitavelmente com uma sensação de perda e até de culpa. Voltou para junto das enfermeiras e transmitiu as suas preocupações sobre a doente e a necessidade de vigilância. Sentia-se agora profundamente cansado. Deitou-se no sofá da sala dos médicos e a mistura de um dia longo e das noites mal dormidas em casa por causa das múltiplas intercorrências noturnas dos filhos foram a combinação perfeita para um sono imediato.

Uma batida rápida e intensa à porta. “Doutor venha rápido!”. Sentiu a sua característica taquicardia destes momentos. Bata, estetoscópio, telefones nos bolsos. Num minuto estava ao lado da doente. Era a tal doente que o preocupava. Sentada na cama, ansiosa, com dificuldade respiratória. O exame físico era compatível com edema pulmonar. A enfermeira e a auxiliar olhavam apreensivas para ele, à espera de instruções que também aliviassem as suas próprias ansiedades. Foi rápido a decidir um chorrilho de instruções relacionados com a terapêutica imediata, enquanto ele próprio fazia um eletrocardiograma e colhia sangue arterial e venoso.  Passava agora para uma fase expectante. Verificar repetidamente a tensão arterial, a frequência cardíaca, a auscultação, a oxigenação e o débito urinário aliviava um pouco a ansiedade da situação e reforçava que o diagnóstico e a terapêutica estavam corretos, com pequenos sinais de melhoria a surgirem felizmente com rapidez. Começou a interrogar-se se não poderia ter antecipado a situação antes de ter adormecido. Voltou a focar-se no momento, concentrado em garantir a estabilidade da doente até ao amanhecer. Ao fim de algum tempo, com exames já disponíveis e a doente mais estável conseguiu sossegar um pouco. Continuava a dificuldade em compreender o que se passava de base com o problema clínico da doente mas pelo menos a sua missão nesta urgência interna tinha sido assegurada. Estava agora seguro que conseguiria passar o caso ao seu colega do dia seguinte com um cenário clínico de razoável tranquilidade.

Sentou-se num cadeirão numa sala ao lado do quarto da doente. Toda a enfermaria estava demasiado quente e a agitação em redor do doente deixou-o suado. Estava ainda um pouco taquicárdico. Não conseguiu evitar pensar no telefonema da família e na enorme agitação contínua das últimas 24 horas. Era difícil não se interrogar se era aquilo que de facto queria da vida. Passar um dia 24 de Dezembro longe dos filhos e trucidado pela responsabilidade profissional. Voltou para a cabeceira da doente que lhe sorriu, agora muito mais aliviada. Ele pegou na sua mão e perguntou como se sentia agora. A doente voltou a sorrir e apertou-lhe a mão com força. “Obrigado por me ter dado o seu Natal”.

 

João Eurico da Fonseca

Diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
Diretor do Instituto de Semiótica Clínica e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 
Investigador Principal do Instituto de Medicina Molecular

 

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Fmul na Comunidade
      • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro Tecnológico de Bioimagem
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Canal do Elogio
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais