Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
115
Setembro 2021
(Visite a edição completa)
Notícias FMUL
O melhor de setembro

quadro escrito a giz e folha

 

Aqui, na Faculdade, setembro é um mês marcado pelo frenesim do regresso, onde todos, sem exceção, preparam o novo ano letivo. O arranque tem de ser planeado e implementado. Professores, Área Académica, Gabinete de Apoio ao Estudante, Gabinete de Comunicação e a Associação de Estudantes envolvem-se em reuniões sucessivas para que tudo esteja mais do que alinhavado para o regresso dos nossos estudantes.

Dos residentes até aos estudantes do 1º ano, tudo requer máxima atenção e exige um esforço redobrado das equipas envolvidas, que coordenadas, colaboram para que toda a informação esteja disponível, desde horários e salas de aula, passando pelos conteúdos programáticos, até aos procedimentos mandatórios para aqueles que se inscrevem pela primeira vez em Medicina ou Ciências da Nutrição.

Tudo regressa e a roda retoma a direção e a velocidade. Ano após ano é assim, ano após ano assim será, uma vez que só assim estaremos em condições de oferecer aos nossos alunos o rigor e a excelência que nos caracteriza enquanto escola médica.

Sobre o ensino de Medicina, reformulámos o ensino clínico, do 3º ao 6º Ano, adotando novos modelos e novas abordagens promissoras para a formação médica, cujo objetivo é educar médicos com uma visão plural e sinérgica sobre a prática da Medicina e assim, apetrechar o Serviço Nacional de Saúde com profissionais capazes não só na teoria como na prática, não esquecendo a cultura humanística da profissão. A verdade, é que o paradigma do curso de Medicina viu-se alterado com o surgimento de cursos em Universidades privadas, o que conduziu a um desacordo entre a visão do Ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP). Ainda sobre este tema, também o Prof. Fausto J. Pinto não perdeu a oportunidade de comentar a abertura de novos cursos privados de Medicina ao Diário de Notícias, referindo que “A formação médica em Portugal não passa por novas escolas ou aumento de vagas, porque isso não vai contribuir em nada para resolver o problema da suposta falta de médicos”.

O mês de setembro destacou-se também por realizações e momentos especiais protagonizados pelo nosso corpo docente. Sara Xapelli viu o seu trabalho, e da sua equipa de investigação, ser reconhecido pela International Brain Research Organization (IBRO), também Bruno Silva-Santos foi destaque por ter estado na base da descoberta das células imunitárias, "Delta One T (DOT)”, testadas num ensaio clínico nos Estados Unidos, e que poderão vir a ser consideradas no tratamento da leucemia mieloide aguda, o cancro do sangue mais agressivo. Do mesmo modo, as propriedades regenerativas do peixe-zebra, foco da investigação da Professora Leonor Saúde, foram alvo de interesse pela comunidade académica e científica, uma potencial luz ao fundo do túnel no que concerne à recuperação da medula espinhal. Este foi também o mês, em que se realizou o arranque do primeiro Curso de Pós-Graduação de ATM Artroscopia e Cirurgia Aberta da Articulação Temporomandibular, uma formação inovadora que segundo o seu coordenador, Professor Doutor David Ângelo, veio “permitir ao cirurgião mimetizar as diferentes intervenções cirúrgicas num ambiente controlado, sob supervisão atenta do grupo de formadores”. Por último, mas não menos importante, setembro foi também o mês em que o Grau de Doutoramento Honoris Causa foi merecidamente atribuído a Luís Portela, ex-presidente executivo da BIAL, e a Jorge Alberto Costa e Silva, médico e psiquiatra brasileiro, num evento que se realizou na Reitoria da Universidade de Lisboa com o carimbo da FMUL. Uma cerimónia repleta de comoção e que distinguiu honrosamente quem tanto fez pela Medicina e pela Saúde em Portugal e no Mundo.

Na tentativa de a todos sensibilizar para o seu bem maior, retomámos as rúbricas dedicadas à Saúde, e porque esta não tira férias, nem se importa com o mês do calendário, é importante manter-se atento a todo e qualquer sinal do seu coração, pois as Doenças Cardiovasculares mantêm-se como a 1ª causa de morte no nosso país, dados confirmados pelo Prof. Fausto J. Pinto ao Jornal Expresso.

Sabia que por ano, em Portugal, surgem 260 novos casos de Linfoma de Hodgkin? Com sintomas pouco específicos e que se podem manifestar de várias formas, esta tipologia de tumor maligno foi assinalado no passado dia 15 de setembro.

Considerada uma das doenças degenerativas com maior incidência, o Dia do Doente com Doença de Alzheimer (21 de setembro) foi marcado por um artigo redigido pela Professora Ana Isabel Verdelho, que justifica a gradual preocupação nesta doença com a estimativa de que em 2050, cerca de 152 milhões de pessoas viverão com demência em todo o mundo.

No dia 26 de setembro, foi a vez de salientar a importância da audição, fundamental na comunicação e no bem-estar da Sociedade, como nos avança o Professor Óscar Dias.

O dia 10 de setembro ficou marcado pela despedida a um grande líder, o ex-Presidente Jorge Sampaio, um homem que para além de vários feitos políticos e humanísticos, sempre manteve uma forte ligação à nossa Escola.

 

Isabel Varela
Equipa Editorial

Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2022

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Especialização
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Apoiar trabalhos científicos
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Dia da Investigação
          • Find the investigator you are looking for
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
    • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais