Por detrás desta porta só entram profissionais de saúde autorizados e devidamente protegidos com os obrigatórios equipamentos de proteção anti-Covid. Foi nesta área da Medicina Interna D, no piso 5, que o Professor Daniel Sampaio, médico especialista em Psiquiatria, esteve internado 50 dias com Covid-19.
Autor de vários livros, lançou mais um, recentemente, "Relato de Um Sobrevivente", dedicado aos profissionais do Hospital de Santa Maria, em especial, àqueles que cuidaram dele durante o seu internamento, porque, como disse numa entrevista em junho, “eles é que me salvaram a vida”. No livro conta todo o processo vivido e como nesses tempos de internamente questionou a própria existência. Do livro pode-se afirmar que de ficção são apenas os nomes dos protagonistas que dele cuidaram, as pessoas são, no entanto, reais e muito presentes na vida do Professor que em tempos foi ele o cuidador e mentor.
Numa entrevista à Newsfmul, o médico relatou um dos momentos do seu internamento em que dizia à equipa médica: "não façam mais nada, deixem-me morrer para aqui". O pedido do Psiquiatra não foi aceite pelos seus colegas de profissão, e o que é certo, é que Daniel Sampaio entrou em fase de recuperação e, ao fim de 50 dias, teve alta. Este novo vírus deixou marcas na vida de Daniel Sampaio, as principais sequelas foram a voz rouca e cansaço, quando anda muito tempo seguido.
Ainda nesta entrevista, quis deixar uma mensagem bastante importante: “a resistência psicológica à doença é muito importante. É uma doença em que uma pessoa se sente muito sozinha e, portanto, temos de ir buscar as nossas reservas de energia e convencer-se de que tem de sobreviver, tem de continuar. Este mindset foi muito importante para a minha recuperação”.
Em gesto de homenagem, não só a estes profissionais, mas pegando neste exemplo e querendo agradecer a TODOS os que trabalharam na linha da frente para combater esta pandemia, uma equipa da TVI esteve presente na Medicina Interna D, para recolher testemunhos dos profissionais que cuidaram do médico Psiquiatra. Daniel Sampaio foi convidado do programa “Cristina ComVida” para falar do seu novo livro, e onde acabou por ser surpreendido pela equipa que dele cuidou, como foi o caso dos médicos e ex-alunos da Faculdade de Medicina Nuno Gaibino e Francisco Goiana.
Leonel Gomes
Equipa Editorial
