Neurociências

 

A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Medicina, confere o grau de Mestre em Neurociências, nas seguintes áreas de especialização:

  1. Neurociência Básicas electrofisiologia, neuroquímica, neurobiologia molecular;
  2. Neurociências Cognitivas memória, aprendizagem, linguagem;
  3. Neurofisiologia EEG, EMG; Estimulação Magnética; Potenciais Evocados;
  4. Neuroanatomia e Neuroimagiologia;
  5. Estudos Populacionais Clínicos investigação clínica;
  6. Neurociências Físicas e de Engenharia aquisição, arquivo e processamento de sinais biológicos. Técnicas de Diagnóstico;
  7. Neurociências Computacionais modelos computacionais de neuro-imagem funcional.
Plano de Estudos

 

1.º ano 1.º semestre 

Tipologia de horas de contacto: T-Teórica, TP–Teórico-Prática, S–Seminário

Unidade curricular ( PT/EN)  N.º de ECTS  Nº de horas de Contacto (aulas)
Neurobiologia Celular e Molecular/Molecular and Cellular Neurobiology 8 T-22; TP-24; S-10
Neurofisiologia de Sistemas/Systems Neurophysiology 12 T-34;TP-34;S-16
Neuroética/Neuroethics 0,5 S-4
Neuroanatomia e Neuroimagiologia/Neuroanatomy and Neuroimaging 4 T-18; TP-10
Área Complementar de Formação I (Optativa)/Complementary Training Area I (Optional) 6 42 (De acordo com a característica da optativa)

 

1.º ano 2.º semestre

Unidade curricular ( PT/EN) N.º de ECTS Nº de horas de Contacto (aulas)
Neuropsicologia/Neuropsychology 5 T-14; TP-14; S-7
Bioestatística/Biostatistics 3,5 T-10; TP-10; S-5
Investigação e Ensaio Clínico/Research and Clinical Assays in Neurosciences 6 T-17; TP-17; S-8
Planeamento de Projeto/Project Planning 9 OT-20; S-8
Área Complementar de Formação II (Optativa)/Complementary Training Area II (Optional) 6 42 (De acordo com a característica da optativa)

 

Objetivos

 

Nos últimos anos as Neurociências têm sido matéria de grande evolução devido à introdução de tecnologias inovadoras. Os neurocientistas estão agora numa posição privilegiada para uma melhor compreensão do cérebro, quer no seu funcionamento normal, quer em situação de doença.

O Mestrado de Neurociências pretende dotar os alunos de competências para o estudo do sistema nervoso numa perspetiva integrada e abrangente, da molécula à cognição, do normal ao patológico. Este objetivo está englobado no processo mais vasto da constituição de uma espaço Europeu de ensino superior, competitivo, de elevada qualidade, e que favoreça a mobilidade e empregabilidade dos seus diplomados.

Objetivos Específicos

O Mestrado em Neurociências tem como meta a promoção do conhecimento do sistema nervoso, numa abordagem multidisciplinar e de complementaridade, através da aplicação de rigorosa metodologia científica, com o contributo da investigação clínica e laboratorial.

Tem por principal objetivo o estudo do sistema nervoso no seu todo, tendo em conta as suas relações com o meio interno e externo, envolvendo a percepção, acção, o comportamento, assim como os sistemas de homeostasia. Pretende-se que o aluno compreenda o sistema nervoso, quer no seu funcionamento normal, quer em situação de doença, bem como as principais tecnologias usadas para o seu conhecimento.

Acreditação
Aquisição de Competências

 

Este Mestrado permite a aquisição de competências em três vertentes: aquisição de conhecimentos em Neurociências numa perspectiva de integração dinâmica entre as disciplinas; exposição aos métodos e procedimentos da investigação, através da vivência do universo da investigação científica nos seus fundamentos clássicos, assim como nos procedimentos necessários para o seu desenvolvimento nas diversas fases; obtenção de perícia em área específica a definir pelo interessado em interacção com os docentes, promovendo maior competividade no mercado de trabalho académico ou empresarial.

Saídas Profissionais

 

  • Carreira de Investigação na área das Neurociências Experimentais ou das Neurociências Clínicas
  • Carreira Académica
  • Carreira Empresarial sempre que o conhecimento aprofundado sobre a atividade de investigação em Neurociências se constituir como uma mais-valia.
Destinatários e Vagas

 

Candidatos a uma carreira de investigação experimental na área das Neurociências Neurobiologia Molecular, Electrofisiologia, Neuroquímica, Neurociências Computacionais.

Candidatos interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema nervoso Internos de especialidade de Neurologia e/ou Neurocirurgia, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, terapeutas da fala, fisioterapeutas, engenheiros biomédicos.

Candidatos a uma carreira académica.

N.º de Vagas – 16

Propinas/ Valor da inscrição

 

A propina poderá ser paga, na sua totalidade ou em prestações, de acordo com os prazos e valores indicados na deliberação de propinas para o ano letivo 2020/2021.

Comissão Científica

Profª. Doutora Ana Sebastião
Profª. Doutora Isabel Pavão Martins
Prof. Doutor Mamede de Carvalho

Contactos

 

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Instituto de Formação Avançada
Edifício Egas Moniz
Avenida Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa - Portugal

Horário de atendimento
2ª / 3ª / 4ª
 – 10h -13h
5ª / 6ª – 10h-13h / 14h-16h
presencial de terça a quinta-feira das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 15:00 horas

Telefone
+351 21 798 5100